Esporte

Paris 2024 terá mesmo programa do Rio 2016; levantamento de peso será vigiado

15/09/2017 14h53

Lima, 15 set (EFE).- Os Jogos Olímpicos de 2024, em Paris, terão a mesma programação da edição de 2016, no Rio de Janeiro, embora o levantamento de peso esteja sob estreita vigilância devido aos muitos casos de doping.

A assembleia do Comitê Olimpico Internacional (COI) reunida em Lima aprovou a proposta formulada pelo italiano Franco Carraro, responsável pela comissão que estuda o programa de competições.

Os 28 esportes de Paris 2024 serão, portanto, atletismo, tiro com arco, badminton, basquete, boxe, esgrima, hóquei, futebol, golfe, handebol, judô, pentatlo moderno, remo, rúgbi, natação, canoagem, ciclismo, ginástica, vôlei, hipismo, luta olímpica, vela, taekwondo, tiro, tênis, tênis de mesa, triatlo e levantamento de peso.

Quanto ao levantamento de peso, ainda é preciso que a federação internacional da modalidade (IWF) convença a Executiva do COI em dezembro de que tomou medidas contra a "incidência grave" de consumo de substâncias proibidas.

"Em consulta à Agência Mundial Antidoping (Wada), a Executiva do COI continuará vigiando de perto a aplicação por parte da IWF das medidas necessárias e informará à Sessão a respeito de qualquer preocupação e as consequências para o levantamento de peso nos Jogos de Paris 2024", afirma o texto da proposta aprovada em Lima.

Assim como Tóquio, Paris poderá propor uma série adicional de modalidades, que no caso da capital japonesa serão beisebol, softbol, caratê, escalada, skate e surfe.

Em todo caso, o programa completo de 2024 deve ficar fechado em dezembro de 2020, com quase quatro anos de antecedência, "para dar aos atletas e aos comitês nacionais tempo para se prepararem", explica a nota. Até agora, o limite para a admissão de provas era três anos de antecedência.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo