Topo

Em apoio à Catalunha, Barcelona critica medidas "contra a democracia"

20/09/2017 09h48

Barcelona, 20 set (EFE).- Em comunicado divulgado nesta quarta-feira sobre a oposição do governo espanhol ao referendo de independência da Catalunha, o Barcelona condenou "qualquer ação que atente contra a democracia, a liberdade de expressão e o direito a decidir", uma declaração que justifica a fidelidade do clube catalão "ao seu compromisso histórico com a defesa do país".

"Diante dos acontecimentos dos últimos dias, e especialmente hoje, com relação à situação política que vive a Catalunha, o Barcelona, fiel ao seu compromisso histórico com a defesa do país, da democracia, da liberdade de expressão e do direito a decidir, condena qualquer ação que possa impedir o exercício pleno desses direitos", informou.

Na mensagem, o clube "manifesta publicamente o apoio a todas as pessoas, entidades e instituições que trabalham para garantir esses direitos".

"O Barcelona, do máximo respeito à pluralidade de sau massa social, seguirá apoiando a vontade da maioria do povo da Catalunha, expressada sempre de uma forma civilizada, pacífica e exemplar.

A Guarda Civil espanhola deteve nesta quarta-feira 12 pessoas, entre elas vários altos cargos do governo regional da Catalunha, e realizou nove inspeções em uma operação para impedir a realização do referendo de independência da região, marcado para o dia 1º de outubro, embora suspenso pelo Tribunal Constitucional do país.