Topo

Real encara pressionado Dortmund; Liverpool, Napoli e Porto buscam 1ª vitória

25/09/2017 15h47

Berlim/Madri, 25 set (EFE).- O Real Madrid fará sua primeira partida fora de casa nesta edição da Liga dos Campeões nesta terça-feira e terá pela frente o Borussia Dortmund, que busca sua primeira vitória, assim como outras equipe badaladas, casos de Liverpool, Napoli e Porto.

O Real teve uma estreia tranquila no grupo H desta 'Champions', vencendo o APOEL Nicosia por 1 a 0 no estádio Santiago Bernabéu. Já o Dortmund perdeu para o Tottenham por 3 a 1 e precisa do triunfo no Signal Iduna Park para não ficar para trás na chave e ver suas chances de classificação reduzidas.

O confronto entre 'Blancos' e 'Aurinegros' vêm acontecendo com frequência nas duas últimas décadas, e as lembranças são melhores para o atual campeão espanhol e continental. O time alemão esteve no caminho nas campanhas vitoriosas de 1997/1998 e 2013/2014, temporada em que os dois concorrentes mediram forças tanto na fase de grupos quanto nas quartas de final.

As quartas de três anos marcaram a ascensão do volante Casemiro, que à época ainda alternava entre a equipe principal e o Castilla. Na ocasião, o Real venceu por 3 a 0 na Espanha e perdia por 2 a 0 na Alemanha, mas o brasileiro entrou a cerca de 20 minutos do fim da partida e ajudou a evitar uma possível prorrogação.

"Jogar em Dortmund é especial porque foi lá onde tudo começou para mim", lembrou o brasileiro em entrevista concedida ao site espanhol "Codere".

O técnico do Real, Zinedine Zidane, terá alguns desfalques para o jogo em Dortmund. O principal problema é a lateral esquerda, já que Marcelo e Theo Hernández estão machucados. O zagueiro Jesús Vallejo, o volante Mateo Kovacic e o atacante Karim Benzema também estão entregues ao departamento médico, enquanto o meia Toni Kroos é dúvida e realizará testes no vestiário antes do pontapé inicial para saber se tem ou não condições de jogo.

Nos 'Aurinegros', há, ao mesmo tempo, euforia e pressão. A equipe faz seu melhor início de Campeonato Alemão, com seis vitórias em seis partidas, 19 gols marcados e nenhum sofrido. No último sábado, goleou o Borussia Mönchengladbach por 6 a 1.

Mas esses números não servem de nada na 'Champions', em que o time do técnico Peter Bosz estreou com derrota em Londres. Um novo revés nesta terça poderia comprometer a sequência na competição continental.

O meia Reus, que se recupera de uma cirurgia no joelho, é desfalque certo e sequer foi inscrito na fase de grupos. Os laterais esquerdos Schmelzer e Raphael Guerreiro e o meia-atacante Schürrle também estarão fora, mas, por outro lado, o zagueiro Bartra, o volante Weigl e o meia Götze poderão voltar.

No outro jogo da chave, o Tottenham mira a liderança e vai a Nicosia enfrentar o APOEL, que, em tese, é o saco de pancadas do grupo. Os 'Spurs' estarão desfalcados do zagueiro Vertonghen e do meia Dele Alli, ambos suspensos.

O Dortmund não é a única equipe que jogará pressionada nesta terça. No grupo E, o Liverpool, que empatou com o Sevilla em 1 a 1 no estádio Anfield Road na estreia, terá de buscar os três pontos fora de casa, na Rússia, diante do Spartak de Moscou. O time da Andaluzia, por sua vez, receberá o Maribor.

O Napoli, que tem 100% de aproveitamento no Campeonato Italiano e lidera a competição depois de seis rodadas, perdeu para o Shakhtar Donetsk em Lviv na primeira rodada da Liga dos Campeões e buscará o primeiro triunfo medindo forças com o Feyenoord no estádio San Paolo. Já o representante ucraniano visitará o Manchester City, que vem com o moral alto depois de nada menos que quatro goleadas seguidas.

Pelo grupo G, o Porto perdeu para o Besiktas por 3 a 1 em pleno Estádio do Dragão há duas semanas e agora precisará bater o Monaco no principado. Já o campeão turco medirá forças com o RB Leipzig em Istambul.