Topo

Atlético de Madrid completa contratação de Diego Costa por empréstimo

26/09/2017 17h06

Madri, 26 set (EFE).- O Atlético de Madrid completou nesta terça-feira a contratação do atacante Diego Costa, que estava no Chelsea e volta ao clube espanhol três temporadas após se transferir para os 'Blues'.

O brasileiro naturalizado espanhol, foi oficialmente emprestado até o final do ano, mas não poderá entrar em campo, já que o Atlético está proibido pela Fifa de inscrever novos jogadores. Em janeiro de 2018, o clube exercerá o compromisso de compra do acordo, de 55 milhões de euros (além da possibilidade de outros 10 milhões por cláusulas de desempenho), e a partir de então poderá utilizá-lo.

Diego Costa usará a camisa 18 - como anunciado no próprio site do Atlético, que divulgou uma mensagem de boas-vindas - e, até que possa jogar, se unirá aos treinos da equipe às ordens do técnico Diego Simeone.

O atacante foi essencial na conquista do último título espanhol pelo Atlético, na temporada 2013-2014, e desde que passou a ter desavenças com o treinador do Chelsea, Antonio Conte, foi cobiçado pelos 'colchoneros'.

Ao fim da última temporada, Conte enviou uma mensagem de celular ao sergipano afirmando que não contava com ele para a campanha seguinte.

Diego Costa, por quem o Chelsea pagou ao Atlético os 38 milhões de euros da cláusula de rescisão de seu contrato em 1º de julho de 2014, jogou pelo clube inglês nas últimas três temporadas, nas quais disputou 120 partidas, marcou 59 gols e deu 19 assistências, além de ter participado da conquista de dois títulos do Campeonato Inglês.

Este será o terceiro vínculo de Diego com o Atlético. No primeiro, entre 2007 e 2009, ele acabou emprestado a Braga, Celta e Albacete, antes de ser vendido ao Valladolid.

Em 2010, após a bem sucedida passagem pelo time da comunidade autônoma de Castela e Leão, ele retornou ao clube da capital como reserva de Diego Forlán e Sergio Agüero e foi emprestado ao Rayo Vallecano em 2012, voltando no ano seguinte para deixar seu nome na história do Atlético.