Topo

Barça vence no Camp Nou sem público em meio a confusões por referendo

01/10/2017 14h18

Barcelona, 1 out (EFE).- Pela segunda vez na história, o Barcelona chegou a sete vitórias nas sete primeiras rodadas do Campeonato Espanhol ao vencer o Las Palmas por 3 a 0 neste domingo no estádio Camp Nou, que não teve presença de público como forma de protesto.

O dia é de referendo sobre a independência da Catalunha, e cogitou-se inclusive a possibilidade de o jogo não acontecer. Ao final, mesmo que a polícia tenha garantido a segurança da partida, a diretoria do Barça definiu que os portões ficariam fechados como forma de manifestar a inconformidade com o que definiu como "falta de liberdade de expressão", já que muitas pessoas estão sendo impedidas de votar, algumas delas com violência.

Ainda com relação à votação, no placar eletrônico, foi exibida a palavra "democracia". Já o Las Palmas bordou uma pequena bandeira da Espanha em seu uniforme, junto com a data de hoje. A medida, conforme informado em comunicado do clube das Ilhas Canárias, foi uma manifestação de "esperança no futuro do país e na boa vontade de quem convive nele".

Com a bola rolando, o time da casa se mostrou pouco inspirado no primeiro tempo, que, com isso, foi equilibrado. Sem Iniesta e Rakitic, o meio-campo formado por Busquets, Paulinho e Denis Suárez se mostrou pouco criativo. Entre os visitantes, Calleri, ex-São Paulo, foi o homem mais perigoso, mas não conseguiu balançar a rede.

Ernesto Valverde então sacou Paulinho e Aleix Vidal no intervalo para colocar os dois meio-campistas titulares, e a escolha se mostrou acertada. Logo aos quatro minutos da segunda etapa, na terceira chance seguida do time catalão, Messi cobrou escanteio e Busquets desviou para a rede.

Aos 26, Denis Suárez fez ótima enfiada para Messi, que, em condição legal, driblou o goleiro e ampliou. O terceiro, também do argentino, aconteceu sete minutos depois, após triangulação com Iniesta e Luis Suárez.

O Barcelona repete o começo de temporada 2013/2014, quando também venceu os sete primeiros jogos, e lidera o Espanhol, com 21 pontos, cinco a mais que o segundo colocado, o Sevilla, que ontem bateu o Málaga por 2 a 0. Já o Las Palmas ocupa a 17ª posição, a última fora da zona de rebaixamento, com seis.

Também neste domingo, no estádio Anoeta, a Real Sociedad e o Betis fizeram jogo eletrizante e empataram em 4 a 4. Willian José fez o primeiro gol da equipe basca, que vem em oitavo lugar no campeonato, com dez pontos. O time andaluz é quarto, com 13.