Topo

Times trocam farpas após acidente que deixou feridos na França

01/10/2017 09h49

O acidente que deixou 29 torcedores feridos na partida de sábado entre Lille e Amiens, após uma parte do alambrado da arquibancada ceder, gerou uma troca de farpas entre os dirigentes de ambos os clubes.

Aos 15 minutos de jogo, Ballo Touré abriu o placar para a equipe do técnico Marcelo Bielsa, provocando agitação entre os torcedores visitantes. A cerca não resistiu, fazendo com que alguns caíssem sobre os outros. Cinco pessoas ficaram em estado grave e a partida, válida pela oitava rodada do Campeonato Francês, foi suspensa.

Enquanto a justiça apura o caso, o presidente do Amiens, Bernard Joannin, atribuiu na noite de ontem o acidente ao comportamento dos torcedores do Lille e não a uma falha na estrutura do estádio, cujas instalações passaram a ser questionadas pela imprensa francesa, embora a construção tenha ocorrido em 1999, portanto, não é antiga.

"Eles se balançaram de forma desordenada sobre a barreira, que estava em perfeito estado", denunciou o dirigente.

O diretor-geral do Lille, Marc Ingla, rebateu ao considerar "imprudentes" e "precipitadas" as declarações de Joannin e considerou legítimo que surjam dúvidas a respeito da origem do incidente.

"Essas manifestações não estão à altura da situação, são altamente irresponsáveis. Esperamos que a liga francesa se dedique ao assunto e faça o seu trabalho", disse Ingla em declarações publicadas ao jornal "L'Équipe".

Em coletiva de imprensa concedida neste domingo, o presidente do Amiens reavaliou as próprias declarações e pediu desculpas aos torcedores do Lille e à diretoria do clube.

A partida de sábado foi suspensa por motivos de segurança e ainda não se sabe se haverá uma nova data para disputar o tempo restante de jogo.

O acidente de sábado foi o mais grave em um estádio de futebol na França desde a tragédia de 1992, quando 18 espectadores morreram e 2.354 ficaram feridos no estádio do Bastia por causa da queda de uma tribuna.