Esporte

Surpresa da Libertadores, Barcelona mudou hábitos com técnico uruguaio

02/10/2017 16h40

Guayaquil (Equador), 2 out (EFE).- O Barcelona, de Guayaquil, semifinalista da atual edição da Taça Libertadores, depois de eliminar Palmeiras e Santos, tem um segredo para o sucesso, conforme revelou o técnico uruguaio Guillermo Almada à Agência Efe: a mudança na alimentação dos jogadores.

"Recomendei, de imediato, a contratação de um nutricionista, e começamos um planejamento individual e coletivo, que envolveu também as famílias, para guiar um pouco melhor a alimentação em casa", explicou o comandante, que assumiu a equipe equatoriana no dia 7 de junho de 2015.

Almada, de 48 anos, tem no Barcelona o primeiro trabalho fora do Uruguai, depois de comandar os modestos Tacuarembó e River Plate. O jovem treinador admitiu que a mudança de mentalidade foi difícil na chegada ao clube de Guayaquil.

"Obviamente, não foi fácil para os jogadores, de qualquer ponto de vista. Tentamos não impor nada a eles. Tratamos, sim, de convencê-los, para que entendessem que as melhorias seriam na parte individual e coletiva", disse.

Campeão equatoriano no ano passado, quebrando jejum de quatro anos, Almada explicou que foi estabelecida a quantidade de complementos alimentares dados aos jogadores, são feitas medições de gordura corporal e volume muscular, que têm apresentado melhoras constantes.

"Estamos defendendo com eles, permanentemente, que o atleta deve ter cuidado com a alimentação. É uma das áreas que teve mais evolução", explicou o comandante do Barcelona.

O técnico uruguaio admitiu, no entanto, que também precisou convencer os dirigentes do time de Guayaquil, já que a preocupação com a nutrição dos integrantes do elenco era algo inédito e traria gastos maiores para o departamento de futebol.

"O orçamento estava sendo aumentado de forma significativa. Fomos complementando a alimentação nas concentrações, nos treinos. Quando treinamos de manhã, os jogadores tomam café da manhã juntos. Essas coisas nos ajudam a tê-los sob controle e saber que estão bem", contou.

Nesta edição da Libertadores, o time de Guayaquil vem surpreendendo desde os grupos, quando avançou em chave que tinha Botafogo, Estudiantes, da Argentina, e Atlético Nacional, da Colômbia. Nas oitavas, a vítima foi o Palmeiras, nos pênaltis, e nas quartas, o Santos. Agora, a equipe terá pela frente o Grêmio.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo