Topo

Costa Rica e Panamá podem se classificar para Copa nesta sexta-feira

04/10/2017 17h33

Redação Central, 4 out (EFE).- A Costa Rica receberá nesta sexta-feira a seleção de Honduras, em San José, precisando apenas de um empate para se classificar por antecedência na Copa do Mundo, em rodada com duelo decisivo entre Estados Unidos e Panamá, em Orlando, com os visitantes também podendo se garantir.

Os 'Ticos', que foram sensação no Brasil, há pouco mais de três anos, está na vice-liderança das Eliminatórias da Concacaf, com 15 pontos. Caso consiga mais um, não poderá ser alcançado por mais de uma das seleções que ainda lutam para carimbar passaporte para a Rússia.

Mesmo se perderem para os hondurenhos nesta sexta-feira, os costa-riquenhos irão à Copa, caso haja empate entre americanos e panamenhos. Se acontecer outro resultado na partida, a classificação fica adiada para a última rodada.

A partida marcará mais um reencontro da Costa Rica com o técnico colombiano Jorge Luis Pinto, que comandou a seleção no Mundial do Brasil. Conhecido pelo temperamento forte, o profissional não deixou muitos amigos no elenco, como admitiu o meia-atacante Marco Ureña, ao ser questionado se cumprimentaria o ex-chefe.

"Não serei hipócrita. Encontrei várias vezes com ele e não o fiz. Não vejo porque teria que ser dessa vez", explicou.

Honduras chega para a penúltima rodada em situação delicada na luta por vaga direta, já que tem nove pontos, assim como os Estados Unidos, e um atrás do Panamá. Como haverá confronto direto, uma derrota pode até significar o fim das chances de alcançar o G-3 da competição.

Se o vencedor do duelo do jogo em Orlando for a seleção visitante, os hondurenhos só poderão alcançar a repescagem. Caso os americanos levem a melhor, ainda haverá possibilidade de terminar entre os três primeiros colocados.

Em má fase, os americanos, aliás, também podem ficar relegados a, no máximo, brigar para duelar com o vencedor do confronto entre Síria e Austrália, se perderem em casa, independente de outros resultados da rodada.

A situação poderia, inclusive, ser pior, se não fosse gol salvador do atacante Bobby Wood, aos 40 minutos do segundo tempo do duelo com Honduras, que terminou empatado em 1 a 1, há um mês. O resultado deixou os comandados por Bruce Arena com nove pontos, assim como o adversário.

A seleção panamenha, por sua vez, pode se classificar pela primeira vez para uma Copa do Mundo, se conseguir levar a melhor sobre os americanos, fora de casa, e Honduras for derrotada por Costa Rica.

O outro jogo da rodada envolverá o já classificado México com Trinidad e Tobago, no estádio Alfonso Lastras, em San Luis Potosí. Os visitantes estão na lanterna, com apenas três pontos, e têm remotas chances de alcançar classificação para disputar a repescagem.