Topo

Uruguai busca vitória contra eliminada Venezuela para ir à Copa de 2018

04/10/2017 16h40

Caracas, 4 out (EFE).- A seleção uruguaia visitará nesta quinta-feira, às 18h (de Brasília), a eliminada Venezuela, precisando de uma vitória simples para garantir vaga direta na Copa do Mundo, encerrando a sina de precisar encarar a repescagem das Eliminatórias.

Desde 2002, quando o quinto colocado do torneio, disputado por pontos corridos, no sistema todos contra todos, luta pela vaga contra representante de outro continente, a Celeste sempre teve essa incumbência. Em 2006, inclusive, acabou derrotada nos pênaltis pela Austrália, não indo à Alemanha.

Na última edição das Eliminatórias, os uruguaios tiveram que encarar a Jordânia, que havia ficado com o quinto lugar na Ásia. Fora de casa, os comandados por Óscar Tabárez golearam por 5 a 0, e, diante de um Estádio Centenário lotado, ficaram no 0 a 0, carimbando passaporte para o Brasil.

Agora, a vida da Celeste está bem mais tranquila, já que basta uma vitória em dois jogos - na rodada seguinte, a seleção enfrentará a Bolívia, em Montevidéu -, para garantir classificação. Atualmente, Luis Suárez, Edinson Cavani e companhia estão na vice-liderança, com 27 pontos.

A vaga direta para o Uruguai sairá em caso de vitória contra a Venezuela, graças ao confronto direto entre Argentina e Peru, quinto e quarto colocados, respectivamente, no estádio La Bombonera, em Buenos Aires. Ambas as seleções estão com 24 pontos.

Para o jogo no estádio Polideportivo Pueblo Nuevo, em San Cristóbal, Tabárez só tem uma dúvida, o polivalente defensor Martín Cáceres, aposta para atuar na lateral-esquerda, devido problemas no ombro. Para piorar, o reserva imediato, Gastón Silva, também se apresentou com problemas físicos.

No mais, o Uruguai entrará com a mesma equipe que venceu o Paraguai por 2 a 1, no estádio Defensores del Chaco, na rodada mais recente das Eliminatórias.

Apesar da situação confortável na tabela e o duelo com um rival já sem chances de se garantir no Mundial, o experiente Tabárez lançou um alerta aos comandados, garantindo que não espera vida fácil na cada dos venezuelanos.

"Se levarmos em conta os jogos que fez contra Colômbia e Argentina, é um time que irá dar trabalho", garantiu o técnico.

Nas últimas rodadas, a Venezuela empatou com os 'Cafeteros' em 0 a 0, em casa, e com a 'Albiceleste' em 1 a 1, em pleno Monumental de Núñez. A seleção do país está, no entanto, na última colocação da competição, com apenas oito pontos.

Destaque das duas partidas, o jovem goleiro Wuilker Fariñez admitiu que espera ter muito trabalho com o segundo melhor ataque das Eliminatórias, já que o Uruguai balançou as redes 28 vezes, estando só atrás do Brasil, que anotou 38 gols.

"Sabemos que eles têm um setor ofensivo muito forte, mas faremos de tudo para resistir", garantiu o titular da seleção comandada pelo ex-goleiro Rafael Dudamel.

Para o jogo, a Venezuela estará desfalcada de três titulares, o lateral-esquerdo Rolf Feltscher, e os volantes Arquimedes Figuera e Yangel Herrera. José Hernández e Juan Colina devem ganhar vaga no lado canhoto da defesa, e na contenção, respectivamente, enquanto Josef Martínez é favorito a reaparecer no ataque.



Prováveis escalações:.

Venezuela: Faríñez; Ronald Hernández, Chancellor, Ángel e José Hernández; Colina, Rincón, Martínez, Moreno e Córdova; Rondón. Técnico: Rafael Dudamel.

Uruguai: Muslera; Pereira, Giménez, Godín e Cáceres (ou Silva); Nández, Valverde, Vecino e Cebolla Rodríguez; Suárez e Cavani. Técnico: Óscar Tabárez.

Árbitro: Anderson Daronco (Brasil), auxiliado por Alessandro Rocha e Fabricio Vilarinho.

Estádio: Polideportivo Pueblo Nuevo, em São Cristóbal (Venezuela).