Topo

Barça exige abertura de diálogo e negociação sobre independência da Catalunha

05/10/2017 15h00

Barcelona, 5 out (EFE).- O Barcelona, através de uma declaração institucional de seu presidente, Josep Maria Bartomeu, exigiu nesta quinta-feira a abertura de negociações a respeito da situação da Catalunha, que aprovou um processo de independência em referendo realizado no último domingo.

"O FC Barcelona, como uma das entidades de referência do país, reclama que seja aberto um processo de diálogo e negociação para encontrar soluções políticas para a situação vivida pela Catalunha, a partir do respeito máximo à vontade majoritária da cidadania catalã para decidir seu futuro", escreveu o dirigente, destacando a relevância do clube na Espanha.

"Somos mais que um clube. E, por isso, devemos apoiar o nosso povo em circunstâncias tão difíceis como as que estamos vivendo. Em consequência aderimos à Comissão Independente para a Mediação, o Diálogo e a Conciliação, impulsionada pelo Ilustre Colégio de Advogados de Barcelona", acrescentou.

No último domingo, 2.262.424 pessoas votaram no referendo, sendo que 2.020.144 se mostraram favoráveis à independência, que, segundo o presidente do governo da Catalunha, Carles Puigdemont, será declarada nos próximos dias.

"O FC Barcelona também exige respeito. (...) Para superar esta crise, é indispensável o envolvimento de todos, com nossa responsabilidade e nossa função social. Em nosso caso, defenderemos a reivindicação desse diálogo, institucionalmente, onde for necessário, e esportivamente, competindo em nossas várias modalidades. E, como sempre, almejando conquistar todos os títulos", sublinhou.