Topo

Dinamarca vence Montenegro e impede classificação da Polônia à Copa

Jogadores da Dinamarca comemoram gol marcado contra Montenegro - AP Photo/Risto Bozovic
Jogadores da Dinamarca comemoram gol marcado contra Montenegro Imagem: AP Photo/Risto Bozovic

05/10/2017 17h39

A Dinamarca superou Montenegro nesta quinta-feira, fora de casa, por 1 a 0, e se manteve com chances de classificação direta no grupo E das Eliminatórias europeias para a Copa do Mundo de 2018, frustrando assim a Polônia, que poderia ter garantido a vaga com um empate em Podgórica.

O heroico e isolado gol, que calou quase todo o City Stadium, foi marcado pelo meia Christian Eriksen, que acertou belo chute rasteiro da entrada da área e venceu o goleiro Danijel Petkovic, aos 16 minutos do primeiro tempo.

Com a vitória, os dinamarqueses chegaram aos 19 pontos na tabela de classificação, tomando a segunda colocação dos montenegrinos, que ficam com 16, e ficando três pontos distante da Polônia, que hoje goleou a Armênia, fora de casa, por 6 a 1.

A seleção liderada em campo por Robert Lewandowski, artilheiro das Eliminatórias europeias, com 15 gols, terminou a partida e passou a torcer por um empate em Podgórica, que impediria Montenegro e Dinamarca de alcançá-la na última rodada.

Agora, os poloneses enfrentarão, no domingo, os montenegrinos, em Varsóvia, precisando de um empate para se garantir na Copa do Mundo de 2018. Já os dinamarqueses receberão a eliminada Romênia, em Copenhague, precisando de um ponto para ir à repescagem.

Punida, sem poder jogar na Arena Nacional, em Bucareste, a seleção romena venceu o Cazaquistão por 3 a 1, garantindo matematicamente o quarto lugar da chave. O meia-atacante Constantin Budescu marcou duas vezes, uma delas, de pênalti, e o atacante Claudiu Keseru fez o terceiro. O meia Baurzhan Turysbek descontou.