Topo

Inglaterra vence Eslovênia com gol no fim e se garante na Copa do Mundo

05/10/2017 17h49

Redação Central, 5 out (EFE).- A Inglaterra sofreu muito, mas venceu nesta quinta-feira a Eslovênia por 1 a 0, no Estádio de Wembley, e garantiu a primeira colocação do grupo F das Eliminatórias europeias, por consequência a vaga Copa do Mundo de 2018.

Os grandes nomes da partida disputada em Londres foram os goleiros, especialmente Jan Oblak, que foi um verdadeiro paredão no primeiro tempo, especialmente. No fim da etapa final, Joe Hart também apareceu bem, para evitar gol que complicaria a situação dos donos da casa.

Aos 49 da etapa complementar, no entanto, brilhou a estrela do centroavante Harry Kane, que balançou as redes após cruzamento do lateral-direito Kyle Walker, e garantiu mais três pontos para os ingleses.

Esta é a 15ª vez que a Inglaterra, campeã mundial em 1966, se garante na Copa. A última vez que a chamada Seleção dos Três Leões ficou fora foi na edição de 1994, ao ficar na terceira colocação em chave das Eliminatórias, atrás de Noruega e Holanda.

Hoje, os comandados por Gareth Southgate atuaram desfalcados pelo meia Dele Alli, suspenso por causa de gesto obsceno contra árbitro francês Clément Turpin durante a vitória sobre a Eslováquia por 2 a 1. Com isso, coube a Raheem Sterling ser o responsável pela armação.

Apesar da ausência do principal articulador de jogadas, não faltaram chances de gol. Marcus Rashford, duas vezes, Harry Kane e Jordan Henderson ficaram frente a frente com Oblak e acabaram parando no goleiro.

A muralha eslovena foi batida aos 41 da etapa inicial, em cabeçada do centroavante do Tottenham, mas o árbitro alemão Felix Zwayer flagrou falta de Sterling após cobrança de escanteio da esquerda e invalidou o lance.

Depois do intervalo, Oblak foi superado em duas finalizações, em toque por cobertura de Rashford, salva pelo volante Rajko Rotman, e depois em bomba de Sterling, que o zagueiro e capitão Bostjan Cesar salvou, praticamente, em cima da linha.

Já nos instantes finais, após passe na medida do meia-atacante Josip Ilicic, o centroavante Tim Matavz esteve muito perto de marcar, mas Hart saiu corajosamente do gol e cortou.

Pouco depois, aos 49, curiosamente, em uma falha de Oblak na saída de bola, Walker recuperou e cruzou na medida para Kane marcar seu 11º gol nas Eliminatórias, levando assim a Inglaterra aos 23 pontos.

A nova vice-líder do grupo F é a Escócia, que tirou a posição da Eslováquia com a vitória, também por 1 a 0, no Hampden Park, em Glasgow. O autor do gol isolado do jogo foi o zagueiro Martin Skrtel, aos 44 do segundo tempo, após cruzamento da esquerda do meia Ikechi Anya.

Com a vitória, a Escócia chegou aos 17 pontos e agora visitará na última rodada a Eslovênia, que ocupa a quarta colocação, com 14, e tem remotas chances de conseguir um lugar na repescagem europeia.

Isso porque, a Eslováquia tem 15 pontos, ocupa a terceira colocação, mas terá pela frente, em casa, a frágil seleção de Malta, que hoje perdeu a chance de vencer pela primeira vez como mandante em Eliminatórias, ao ceder empate em duelo com a Lituânia, que terminou 1 a 1.