Topo

Lopetegui diz que Espanha deixou extracampo de lado para focar na Albânia

05/10/2017 15h46

Alacante (Espanha), 5 out (EFE).- O técnico da Espanha, Julen Lopetegui, afirmou em entrevista coletiva que toda a atenção de sua seleção está na partida contra a Albânia nesta sexta-feira, válida pelas Eliminatórias Europeias para a Copa do Mundo de 2018, e não nas questões extraesportivas que envolvem o país desde o referendo da Catalunha e também os próprios jogadores.

"O objetivo é tão importante que é capaz de reunir nossa atenção e nossa energia. Claro que essas coisas (o referendo da Catalunha) nos afetam, mas temos responsabilidade. A nossa é estar aqui com um objetivo muito importante, que nos obriga estar 100%", disse.

O referendo de independência da Catalunha gerou muita polêmica também no futebol. Javier Tebas, presidente da liga que organiza o Campeonato Espanhol, ameaçou retirar o Barcelona da competição caso haja a separação da região da Espanha.

Um dos principais símbolos do clube catalão, o zagueiro Gerard Piqué, também foi muito contestado na chegada ao Madrid. O jogador, no entanto, disse em entrevista coletiva concedida na concentração da 'Fúria' que um independentista pode sim atuar pela seleção.

"Acredito, mas não é meu caso, que um independentista possa jogar com a seleção espanhola porque não há seleção catalã e o independentista não tem nada contra a Espanha", afirmou Piqué.

Faltando duas rodadas para o fim das Eliminatórias, a Espanha lidera o grupo G, com 22 pontos, mas ainda pode ser ultrapassada pela Itália, vice-líder com 19 pontos, caindo para a repescagem.

Apesar de jogar em casa, Lopetegui fez muitos elogios ao rival.

"Na Albânia, fizemos uma boa partida, mas foi muito custoso ganhar. Veremos como jogaremos amanhã porque temos várias opções", destacou o técnico da 'Fúria'.

O treinador fez questão de reiterar que a equipe, apesar do que possa parecer, esteve focado na Albânia durante os últimos dias.

"Jogamos um Mundial em uma partida e para premiar o bom trabalho deste grupo de jogadores durante o último ano e meio", disse.

Lopetegui também lamentou as as ausências por lesões de Sergio Busquets, Andrés Iniesta, Dani Carvajal e Álvaro Morata e desejou uma rápida recuperação aos atletas.