Topo

Egito vence Congo nos acréscimos e vai à Copa pela primeira vez desde 1990

08/10/2017 16h08

Alexandria (Egito), 8 out (EFE).- A seleção do Egito, maior campeã africana de todos os tempos, sofreu muito neste domingo, mas, graças a gol de pênalti nos acréscimos, venceu o Congo por 2 a 1, em casa, se classificando pela primeira vez desde 1990 para a Copa do Mundo.

Na partida, disputada no estádio Borg El Arab, em Alexandria, os Faraós saíram na frente aos 18 minutos do segundo tempo, com gol do atacante Mohamed Salah. Aos 44, no entanto, o lateral-esquerdo Arnold Bouka deixou tudo igual.

Jogador mais badalado da seleção egípcia, o atacante do Liverpool voltou a ser decisivo aos 49, convertendo cobrança de pênalti, que carimbou o passaporte do sete vezes campeão continental para a Rússia no próximo ano.

O resultado fez os comandados pelo espanhol Héctor Cúper chegarem aos 12 pontos, abrindo quatro de frente para Uganda e seis para Gana, seleções que ontem empataram em 0 a 0, em Kampala, e agora não têm mais chances de classificação.

Com a classificação dos Faraós, dois dos cinco representantes da África na Copa já são conhecidos, já que a Nigéria carimbou passaporte ontem. A anfitriã Rússia, Brasil, Irã, Japão, México, Bélgica, Coreia do Sul, Arábia Saudita, Alemanha, Inglaterra, Espanha, Costa Rica e Polônia, também já se garantiram.

Esta será a terceira participação do Egito no Mundial. A primeira foi em 1934, com eliminação na primeira fase, disputada em jogo único, e a segunda em 1990, na Itália, com queda nos grupos, após dois empates, com Holanda e Irlanda, e derrota para a Inglaterra.

Desde então, embora tenha conquistado a Copa Africana de Nações em 1998, 2006, 2008 e 2010, sempre acabou caindo no decorrer das Eliminatórias, em que a vaga veio nesta edição, com uma rodada de antecedência.