Topo

Confiante na classificação, Pizzi diz que Chile jogará para vencer o Brasil

AP Photo/Thanassis Stavrakis
Imagem: AP Photo/Thanassis Stavrakis

09/10/2017 14h55

São Paulo, 9 out (EFE).- O técnico do Chile, Juan Antonio Pizzi, afirmou nesta segunda-feira que já sabe o que fazer para que o Chile se imponha contra o já classificado Brasil e também garanta uma vaga na Copa do Mundo de 2018 na última rodada das Eliminatórias Sul-Americanas.

"Já sabemos o que temos de fazer. Não vamos modificar a nossa mentalidade a respeito da partido de amanhã", declarou Pizzi em coletiva de imprensa em São Paulo, onde ambas as seleções se enfrentarão no Allianz Parque.

Na terceira posição, 'La Roja' estará no Mundial sem depender de outros resultados. Em caso de empate, precisará de uma igualdade entre Peru e Colômbia em Lima ou que a Argentina não derrote o já eliminado Equador em Quito, caso contrário irá à repescagem diante da Nova Zelândia.

Até mesmo com uma derrota, a atual bicampeã continental terá chances de se classificar, mas precisará de uma combinação de resultados menos provável.

"Logicamente que o Brasil é vencível, é uma disputa. Para cada virtude da equipe adversária há uma resposta, e nós também temos muitas virtudes e vamos a tratar de impô-las. Temos time para enfrentar o Brasil", analisou o treinador.

A seleção brasileira nunca perdeu como mandante nas Eliminatórias, mas essa estatística é um mero dado na opinião de Pizzi.

"Na nossa mente está conquistar a classificação e vamos fazer o maior esforço para conseguir que assim seja", enfatizou o técnico argentino.

Antes do jogo decisivo, torcedores de ambas as seleções iniciaram uma campanha nas redes sociais para que o Brasil cedesse pontos ao Chile de modo a complicar ainda mais as chances da Argentina, que atualmente está fora até mesmo da repescagem, na sexta posição.

Pizzi declarou que está "pura e exclusivamente" focado apenas na seleção chilena e que não necessita de nada mais para garantir a classificação.

"Todos vão fazer o mesmo e é lógico que todos se esforçarão pelo objetivo da classificação. Acredito na nobreza, sempre houve situações anormais na vida, mas ninguem pode considerar isso", comentou, sobre a possibilidade de os brasileiros 'entregarem' o jogo.

O técnico do Chile também elogiou o "formidável" trabalho de Tite no comando da seleção brasileira por "mudar em pouco tempo" a imagem da equipe e torná-la e líder isolada das Eliminatórias Sul-Americanas.

"Tite impôs um estilo com muita solidez defensiva e com individualidades ofensivas que têm muitas virtudes", disse Pizzi.

Sob a análise do argentino, o Brasil "tem uma grande equipe, na qual uma das individualidades é Neymar", mas "na atualidade nenhum jogador pode resolver individualmente um partido", comentou.

Sobre a escalação para a terça-feira, o técnico explicou que o volante Charles Aránguiz, que se recupera de uma lesão muscular, não está totalmente descartado para a partida.

"Vamos ver neste último treino. Ontem (domingo), Charles pôde treinar bem. Veremos como está hoje e a partir daí veremos as possibilidades que ele tem de jogar", completou Pizzi, que garantiu que o jogador não será utilizado caso não esteja completamente apto para ir a campo.

Além de Aránguiz, o Chile não poderá contar com Arturo Vidal, uma das estrelas da equipe. Apesar disso, Pizzi ressaltou que o plantel está "confiante e esperançoso" para "competir ao máximo nível" em busca da vaga para a Copa do Mundo.