Topo

Islândia vence, vai à Copa pela 1ª vez e joga Croácia para a repescagem

09/10/2017 17h42

Redação Central, 9 out (EFE).- Um ano depois de ter encantado o mundo ao chegar às quartas de final da Eurocopa com uma bonita festa de sua torcida na França, a Islândia garantiu sua primeira participação em Copa do Mundo ao vencer o Kosovo por 2 a 0 nesta segunda-feira em casa, na capital Reykjavik.

O triunfo garantiu aos islandeses a liderança do grupo I das Eliminatórias europeias, com 22 pontos, dois a mais que a segunda colocada, a Croácia, que bateu a Ucrânia em Kiev e ao menos obteve uma vaga na repescagem, em que já tem assegurada a condição de decidir em casa como uma das quatro cabeças de chave.

Depois de certa apreensão da torcida local, o gol que deu tranquilidade no estádio Laugardalsvöllur, em Reykjavik, aconteceu aos 40 minutos do primeiro tempo. Sigurdsson foi quem balançou a rede. Depois do intervalo, aos 23, o jogador do Tottenham deu o passe para que Gudmundsson aumentasse a vantagem.

No Estádio Olímpico de Kiev, jogadores de renome entre os visitantes, como Rakitic, Modric, Perisic e Mandzukic, estiveram apagados no primeiro tempo, que foi de pressão por parte da Ucrânia.

A seleção treinada pelo ex-atacante Andriy Shevchenko, com o meia Marlos entre os titulares, teve pelo menos cinco chances reais de gol. Em uma delas, aos 22 minutos, Rakitskiy arriscou de longe, o goleiro Subasic tentou segurar firme e deixou escapar, mas, para sua sorte, a bola foi para fora.

Como quem não faz, leva, o castigo para a equipe de Shevchenko veio aos 16 minutos da segunda etapa. Modric levantou da intermediária, Kramaric cabeceou no canto e tirou do goleiro Pyatov, fazendo 1 a 0.

Kramaric acabou sendo o herói da conquista da vaga da Croácia na repescagem e o vilão da seleção anfitriã. Aos 24, Modric lançou Rakitic, que cruzou rasteiro. Bem posicionado, o atacante do Hoffenheim completou e marcou seu segundo no jogo.

Em confronto entre times que já estavam eliminados, Turquia e Finlândia empataram em 2 a 2 em Turku. Cenk Tosun marcou os dois gols dos turcos, e Arajuuri e Pohjanpalo fizeram para a seleção anfitriã.