Esporte

Bélgica goleia e será cabeça de chave na Copa; Grécia vai à repescagem

10/10/2017 17h59

Redação Central, 10 out (EFE).- Classificada antecipadamente como líder do grupo H das Eliminatórias Europeias, a Bélgica goleou o Chipre por 4 a 0 nesta terça-feira e será cabeça de chave na Copa do Mundo com base no ranking da Fifa, enquanto a Grécia venceu Gibraltar pelo mesmo placar e garantiu a segunda posição para disputar a repescagem.

A classificação belga já havia sido garantida no início de setembro, o que estava em jogo era a possibilidade chegar ao sorteio do Mundial como uma das oito primeiras seleções do ranking. Missão cumprida em Bruxelas.

O triunfo da equipe treinada pelo espanhol Roberto Martínez foi construído sob o comando da família Hazard. Logo aos 12 minutos de jogo, Eden recebeu de Youri Tielemans para abrir o placar. Coube ao outro Hazard em campo, Thorgan, irmão do meia do Chelsea, ampliar aos sete do segundo tempo.

De pênalti, Eden Hazard ainda marcou mais um aos 18 minutos. Para fugir à regra da artilharia familiar, o atacante Romelu Lukaku fechou a goleada aos 33 da etapa final.

Com a vitória, a Bélgica encerra a participação no grupo H com 28 pontos, já o Chipre termina na quinta posição, com dez. Como uma das oito melhores seleções que ficaram em segundo lugar, a Grécia avançou à repescagem com 19 pontos e deixou Gibraltar zerado na lanterna.

Pressionada para conseguir o resultado positivo, a seleção grega precisou de 32 minutos para balançar as redes com Vasilios Torosidis. Na volta para o segundo tempo, o time voltou mais eficaz e atropelou com mais dois de Konstantinos Mitroglou em um intervalo de três minutos e um de Giannis Gianniotas aos 33.

A Bósnia, que seria, no máximo, a pior segunda colocada das Eliminatórias Europeias, posto que não avança à repescagem, poderia beneficiar a Eslováquia caso vencesse a Estônia e a Grécia tropeçasse. Mas, apesar ter feito a sua parte com 2 a 1 no placar, a vitória grega eliminou a seleção eslovaca, que terminou na vice-liderança do grupo F.

Após um primeiro tempo sem gols, Izet Hajrovic colocou os bósnios na frente três minutos após o intervalo, mas Ilja Antonov deixou tudo igual aos 30. Hajrovic brilhou e marcou o segundo da conta pessoal com 39 minutos no cronômetro para garantir a vitória.

Com isso, a equipe do artilheiro Edin Dzeko terminou na terceira posição do grupo H, com 17 pontos. Já a Estônia, que não brigava por nada na última rodada, ficou na quarta posição, com 11 pontos.

As partidas de ida entre as oito seleções classificadas para a repescagem europeia serão disputadas de 9 a 11 novembro. Já os jogos de volta ocorrerão de 12 a 14 do mesmo mês, definindo a lista final de 13 classificados do continente para a Copa do Mundo de 2018.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo