Topo

Panamá bate Costa Rica com gol polêmico, vai à Copa pela 1ª vez e elimina EUA

10/10/2017 23h14

Cidade do Panamá, 10 out (EFE).- O Panamá arrancou uma virada histórica nesta terça-feira sobre a Costa Rica, vencendo o duelo entre as duas seleções por 2 a 1 em casa, com direito a um gol irregular, e se classificou para uma Copa do Mundo pela primeira vez, ao terminar as Eliminatórias da Concacaf para o Mundial da Rússia na terceira colocação.

No estádio Rommel Fernández, os visitantes saíram na frente aos 36 minutos do primeiro tempo, com um gol do atacante Johan Venegas. Na etapa complementar, aos 7, o aconteceu o lance polêmico fundamental para o resultado do jogo. Após um escanteio a favor do Panamá, a bola atravessou a pequena área sem que a zaga costa-riquenha conseguisse cortar, vários jogadores trombaram, e o atacante Gabriel Torres mergulhou para tentar marcar de cabeça. A bola não atravessou a linha, mas o árbitro validou o gol anfitrião.

Os panamenhos lutaram, apesar de todas as limitações técnicas, e conseguiram arrancar a virada na raça, com gol do zagueiro e capitão Román Torres, que viveu um momento de centroavante e balançou as redes aos 42 do segundo tempo.

Antes de virar o placar, a seleção comandada pelo colombiano Hernán Darío Gómez estava sendo eliminada, sem mesmo passar pela repescagem, com a vitória de Honduras sobre o México e mesmo com a derrota dos Estados Unidos para Trinidad e Tobago.

O Panamá, que nunca havia conseguido classificação para a Copa do Mundo, ficou na terceira colocação nas Eliminatórias da Concacaf, com 13 pontos, ficando atrás apenas de México e da própria Costa Rica, que já tinham se classificado antecipadamente.

Honduras, que ficou com a mesma pontuação dos panamenhos, mas acabou superado no saldo de gols, vai disputar repescagem com a Austrália, que mais cedo bateu a Síria por 2 a 1, na prorrogação, e levou a melhor em duelo pelo torneio da Ásia.

Os Estados Unidos, que entraram na última rodada precisando apenas de uma vitória sobre a lanterna e eliminada seleção de Trinidad e Tobago, perderam por 2 a 1 e, pela primeira vez desde 1990, não conseguiram classificação para o Mundial.