Topo

Pizzi entrega cargo no Chile e diz ser responsável pela fracasso da seleção

Juan Pizzi - Paulo Whitaker/Reuters
Juan Pizzi Imagem: Paulo Whitaker/Reuters

11/10/2017 00h13

O treinador do Chile, Juan Antonio Pizzi, afirmou nesta terça-feira que não permanecerá no comando da seleção e admitiu ser o "principal responsável" pela campeã das duas edições da Copa América não ter conseguido a classificação para a Copa do Mundo, após ser derrotado pelo Brasil por 3 a 0.

"Eu tenho que falar e avaliar o que eles querem para a seleção e com base nisso escolher. Meu contrato chegou ao fim e eu me demito", disse o treinador, durante entrevista coletiva em São Paulo.

O contrato de Pizzi como técnico do Chile chegava ao fim neste mês e, ao não conseguir a vaga para o Mundial da Rússia, o treinador argentino anunciou que não vai renovar.

"Eu sou o principal responsável por esta situação. Fui aquele que escolheu os jogadores, os esquemas de jogo e, por tudo isso, assumo a responsabilidade", afirmou.

Pizzi disse que a derrota de hoje, no Estádio Allianz Parque, "encerrou um ciclo onde viveram momentos de muita alegria", se referindo ao bicampeonato da Copa América.

"Estamos todos muito tristes. Estamos muito desapontados. Fizemos o que pudemos. Não nos ficou nenhuma gota de esforço e a vida é formada por estas situações, com golpes, às vezes tão difíceis quanto recebemos hoje", completou.

Com a derrota para o Brasil, na última rodada das Eliminatórias sul-americanas, o Chile terminou na sexta colocação, com os mesmos 26 pontos do Peru, que ficou com a vaga na repescagem, onde enfrentará a Nova Zelândia.