Topo

Afeganistão realiza 1ª jogo noturno de futebol em 40 anos

13/10/2017 17h29

Cabul, 13 out (EFE).- Os afegãos voltaram a assistir nesta sexta-feira a uma partida de futebol noturna após 40 anos, com a instalação de quatro grandes holofotes no novo estádio de Cabul, construído a poucos metros do antigo local que, durante o regime dos talibãs, tinha servido como uma área de execução.

"A Federação de Futebol do Afeganistão (AFF) completou hoje a instalação das luzes. Pela primeira vez em quatro décadas teremos milhares de torcedores no estádio de noite", afirmou à Agência Efe o porta-voz da entidade, Sayed Ali Kazemi.

Segundo o porta-voz, demorou quase dois anos para que os refletores chegassem ao país. Eles foram adquiridos em cooperação com o Japão, para iluminar o palco que substituiria o emblemático Estádio Ghazi, que na década de 1970 recebia partidas noturnas.

No entanto, a posterior guerra civil destruiu o estádio. Durante o regime talibã, milhares de afegãos iam ao Estádio Ghazi para presenciar execuções a tiros ou pessoas serem degoladas.

Uma situação completamente diferente da de hoje, quando o novo estádio recebeu a semifinal do Campeonato Afegão. O De Maiwand Atalan, do sul do país, venceu o De Spinghar Bazan por 2 a 0.

Entre os torcedores estavam vários representantes do governo do Afeganistão, entre eles o primeiro-ministro do país, Abdullah Abdullah, revelou à Efe o porta-voz do político, Omaid Maisam.

"Mostra um grande progresso. Após quatro décadas podemos testemunhar partidas noturnas, o que representa uma bofetada na cara dos terroristas já que as nossas forças de segurança agora podem garantir a realização desses eventos inclusive de noite", disse.

O futebol e o críquete se transformaram nos dois esportes mais populares entre os afegãos desde a queda do regime talibã em 2001, após a invasão dos Estados Unidos, apesar dos riscos que os torcedores correm ao tentar assistir às partidas in loco.

Em setembro, um terrorista suicida detonou o colete de explosivos que carregava no lado de fora do Estádio Internacional de Críquete de Caul, deixando três mortos e 12 feridos. O local recebia um torneio com jogadores e técnicos de vários países.

Embora ninguém tenha ficado ferido dentro do estádio, vários jogadores estrangeiros deixaram o Afeganistão no dia seguinte.

O conflito do Afeganistão tem piorado nos últimos meses, especialmente depois do fim da missão de combate da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) no país no início de 2015. Atualmente, o governo só controla 57% do território afegão.