Topo

Novo sistema de escolha de sede dos Jogos de Inverno terá "fase de diálogo"

17/10/2017 14h29

Redação Central, 17 out (EFE).- Uma fase preliminar de conversas, que vai se prolongar por um ano, e a outra de candidatura propriamente dita, de mesma duração: é assim que o Comitê Olímpico Internacional (COI) escolherá a sede dos Jogos de Inverno de 2026, segundo anúncio feito pela entidade nesta terça-feira.

Durante a primeira etapa, que começa agora e se prolongará até outubro de 2018, as cidades não terão que se comprometer formalmente a se candidatar, mas apenas serão assessoradas pelo COI sobre as suas chances e os requisitos que devem cumprir.

O organismo enviará às aspirantes equipes de especialistas que as ajudem a desenvolver o projeto. Nesse primeiro momento, não haverá pagamentos, apresentações, nem exigência de garantias.

Na fase formal de candidatura, entre outubro de 2018 e setembro de 2019, as cidades continuarão recebendo a assistência do COI. Será necessário apresentar um relatório de candidatura em janeiro de 2019, notavelmente simplificado a respeito de anteriores processos, com a redução em um terço das perguntas que devem ser respondidas. A entidade calcula que a cidade que vencer a disputa receberá de seus cofres uma contribuição de US$ 925 milhões.

O novo procedimento, mais curto e econômico que o realizado até agora, foi divulgado dois dias depois da publicação da informação de que os habitantes do Tirol, na Áustria, rejeitaram em referendo uma candidatura de Innsbruck para os Jogos de 2026. Sion (Suíça), Calgary (Canadá) e Salt Lake City (EUA) são novas cidades potencialmente interessadas nessa edição. EFE nam/dr