Topo

Uefa reparte 125 mi de euros para programas voltados a crianças e jovens

19/10/2017 16h04

Redação Central, 19 out (EFE).- A Uefa distribuiu entre os clubes europeus um total de 124,37 milhões de euros procedentes dos investimentos da Liga de Campeões e da Liga Europa da temporada 2016/2017 com o objetivo de desenvolver programas de futebol voltados para crianças e adolescentes.

A quantia, que supera os 120,83 milhões de euros repartidos no ano passado, é destinada apenas a clubes que não participaram da fase de grupos da Liga dos Campeões ou da Liga Europa. Do total, 80% será destinado a federações nacionais ou ligas com pelo menos um time participante de alguma dessas fases de grupo, e os 20% restantes, àquelas que não foram representadas.

Os pagamentos se baseiam no sistema de distribuição introduzido há dois anos e estipulado pela Uefa com a Associação de Clubes Europeus (ECA) e não se baseiam mais apenas no valor de mercado.

Agora, 60% do dinheiro disponível é distribuído em partes iguais entre todas as federações e ligas nacionais, enquanto 40% segue o valor do mercado de televisão de cada federação na Liga dos Campeões. Assim, os clubes que pertencem às maiores federações têm maiores receitas.

"Qualquer clube, para poder receber parte desses fundos, deve executar um programa de desenvolvimento juvenil aprovado de acordo com o manual de licenças criado pela Uefa", alertou a entidade.