Topo

Chama olímpica chega à Coreia do Sul para os Jogos de PyeongChang

01/11/2017 08h11

Seul, 1 nov (EFE).- A chama olímpica aterrissou nesta quarta-feira na Coreia do Sul para iniciar um percurso de cem dias pelo país antes de acender a pira no dia 9 de fevereiro em PyeongChang, sede dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2018.

A delegação sul-coreana portadora do fogo olímpico, que inclui o presidente do Comitê Organizador, Lee Hee-beom, e a ex-campeã olímpica e mundial de patinação artística Kim Yuna, aterrissou no aeroporto internacional de Incheon, próximo a Seul.

A chama foi acesa no templo de Hera, em Olimpia, em 24 de outubro e após percorrer a Grécia durante oito dias foi entregue à delegação sul-coreana, que a transportou dentro de uma urna especial a bordo do avião que viajou os 8.500 quilômetros que separam Atenas de Incheon.

Após a aterrissagem, a medalhista olímpica Kim Yuna acendeu o recipiente que será usado para guardar a chama, que passará pelas principais regiões e cidades sul-coreanas em um percurso de cem dias e 2.018 quilômetros.

"O sonho virou realidade e o dia de hoje representa um grande símbolo de orgulho para o nosso trabalho e a nossa paixão ao trazer ao nosso país o mais apaixonante dos eventos esportivos de inverno", disse o presidente do Comitê Organizador.

"Espero que durante os próximos cem dias realmente possamos fazer com que todo mundo brilhe", acrescentou Lee em referência ao lema escolhido para o revezamento da tocha olímpica: "Let everyone shine" ("Deixemos que todos brilhem", em inglês).

A primeira portadora da tocha será a patinadora artística You Young, que em 2016 e com apenas 11 anos se tornou a campeã nacional mais jovem da história do país. Ela será uma das 7.500 pessoas que transportarão a tocha até a sua chegada ao Estádio Olímpico de PyeongChang no dia 9 de fevereiro.

Os Jogos OIímpicos de Inverno de PyeongChang serão disputados entre os dias 9 e 25 de fevereiro de 2018. Os Paralímpicos ocorrerão de 9 a 18 de março.