Topo

Arsenal empata em casa, mas avança na Liga Europa; Lazio também se classifica

02/11/2017 20h29

Redação Central, 2 nov (EFE).- Sem vários titulares, o time misto do Arsenal apenas empatou sem gols nesta quinta-feira contra o Estrela Vermelha,, mas deixou o Emirates Stadium classificado para a fase 16 avos de final da Liga Europa graças aos outros resultados da chave, assim como a Lazio, o Zenit São Petersburgo e o Steaua Bucareste, que também já garantiram vaga na sequência do torneio.

Em um jogo disputado apesar da falta de gols, os visitantes tiveram a melhor chance de balançar a rede. No primeiro tempo, aos 35, Savic acertou o travessão do jovem goleiro Macey após a bola desviar na barreira e subir em cobrança de falta.

Os 'Gunners' pressionaram no segundo tempo, mas perderam várias chances de marcar. A principal delas ocorreu aos 19 minutos, quando Wilshere invadiu a área livre e chutou com o goleiro Borjan já caído. Savic, no entanto, cortou em cima da linha.

Apesar do resultado, o Arsenal se confirmou na próxima fase da Liga Europa graças à vitória do Colônia sobre o BATE Borisov, por 5 a 2, na Alemanha, em um jogo com duas viradas.

Os donos da casa saíram na frente do placar, com Simon Zoller, aos 16 minutos do segundo tempo, mas levaram dois gols em dois minutos - marcados por Nemanja Milunovic e Nikolay Signevich -, aos 31 e 33 minutos, cedendo a virada.

Na etapa final, Yuya Osako empatou logo aos 9 minutos, iniciando a recuperação do Colônia na partida. Sehrou Guirassy virou o jogo aos 18. Osako voltou a marcar aos 37 e Milos Jojic fechou a goleada já nos acréscimos.

Com o resultado, o Arsenal chegou a dez pontos, com cinco de vantagem sobre o Estrela Vermelha, vice-líder do grupo H, e seis à frente do BATE Borisov, faltando duas rodadas para o fim da primeira fase. Como os dois rivais se enfrentam no próximo dia 23, os 'Gunners' já se garantiram na próxima fase do torneio.

O Colônia, ainda com chances de classificação, tem três pontos.

A Lazio, do brasileiro Lucas Leiva, também confirmou presença antecipada na fase 16 avos de final da Liga Europa após vencer o Nice, por 1 a 0, no Estádio Olímpico. Maxime Le Marchand, contra, marcou o único gol da partida, já nos acréscimos.

Com o resultado, a equipe italiana foi a 12 pontos, com seis de vantagem sobre os franceses, ainda vice-líderes do grupo K.

No outro jogo da chave, o Zulte-Waregem venceu o Vitesse, fora de casa, por 2 a 0, com gols de Marvin Baudry Onur Kaya, e assumiu a terceira posição, com quatro pontos. Os holandeses ficam agora na laterna, com apenas um ponto conquistado na tabela.

Outro time que confirmou classificação hoje foi o Zenit São Petersburgo, que arrancou um empate por 1 a 1 contra o Rosenborg, na Noruega, pelo grupo L. Os donos da casa abriram o placar, de pênalti, com Nicklas Bendtner, mas Aleksandr Kokorin deixou tudo igual perto do fim.

Com o resultado, a equipe russa foi a dez pontos, a seis do próprio Rosenborg, terceiro colocado. Apesar de ainda poderem empatar em pontos com o Zenit nas duas rodadas que restam para o fim da primeira fase, o Rosenborg seria eliminado no confronto direto, já que perdeu para o rival por 3 a 1, na Rússia.

No outro jogo da chave, a Real Sociedad não teve dificuldades para vencer o Vardar Skopje, por 3 a 0, na Espanha. Juanmi, Alberto De la Bella e Jon Batista marcaram os gols da partida, que deixam eliminam o adversário e deixam os espanhóis na segunda posição do grupo, com nove pontos conquistados.

O Steaua Bucareste também avançou à próxima fase da Liga Europa pelo grupo G graças a uma situação parecida com a do Zenit. A equipe romena empatou por 1 a 1 contra o Hapoel Beer Sheva nesta quinta-feira e chegou a dez pontos, seis a mais do que o adversário, terceiro colocado da chave, e com vantagem no confronto direto.

Os gols do jogo foram marcados por Florinel Coman, para o Steaua, no primeiro tempo, e por Ben Sahar, que igualou na etapa final.

De quebra, o Hapoel ainda foi ultrapassado pelo Viktoria Plzen, que assumiu a vice-liderança do grupo, com seis pontos, depois de golear o Lugano, por 4 a 1, na República Tcheca. Michael Krmencik, duas vezes, Tomas Horava, Ales Cermak marcaram para os donos da casa. Davide Mariani diminuiu para os visitantes.

Já no grupo I, a rodada foi marcada pelo futebol ruim e por pela expulsão do lateral-esquerdo Patrice Evra, do Olympique de Marselha, antes mesmo de a bola rolar contra o Vitória de Guimarães.

Ainda no aquecimento, Evra não gostou dos comentários de um torcedor que estava na linha de fundo do Estádio Alfonso Henriques, em Portugal, e partiu para cima, lhe dando o chute. O árbitro viu a confusão, foi ao vestiário e expulsou o jogador francês.

Com a bola rolando, o Vitória de Guimarães venceu o Olympique por 1 a 0, com gol marcado por Paolo Hurtado apenas aos 35 minutos da etapa final. No outro jogo da chave, o Red Bull Salzburg e Konyaspor empataram sem gols.

Apesar do empate, o Red Bull Salzburg se manteve na liderança da chave, com oito pontos, dois a mais do que o Olympique. O Vitória de Guimarães chegou a quatro pontos, empatado com o Konyaspor.

Pelo grupo J, Athletic de Bilbao venceu o Öestersunds, por 1 a 0, com Aritz Aduriz, e se manteve vivo na briga por classificação, assim como o Hertha Berlim, que bateu o Zorya, por 2 a 0. Davie Selke fez os dois gols da partida.

Os resultados embolaram o grupo, um dos mais disputados da Liga Europa. O Öestersunds segue na liderança, com sete pontos, apenas um de vantagem para o Zorya. O Bilbao segue no terceiro lugar, com cinco, e o Hertha chegou a quatro pontos.