Topo

Americana quebra jejum de 40 anos na Maratona de Nova York

05/11/2017 15h45

Nova Iorque, 5 nov (EFE).- A americana Shalane Flanagan quebrou um jejum de 40 anos entre as atletas dos Estados Unidos, ao vencer neste domingo a Maratona de Nova York, cuja prova masculina teve dobradinha queniana, liderada por Geoffrey Kamworor.

A experiente fundista, de 36 anos, levou a melhor em duas horas, 26 minutos e 53 segundos. Com isso, foi a primeira concorrente da casa desde 1977 a cruzar na frente a linha de chegada. A última ganhadora local havia sido Miki Gorman, que se sagrava bicampeã há quatro décadas.

Já entre os homens, o último americano a vencer foi Meb Keflezighi, em 2009.

O pódio da prova feminina foi completada pela queniana Mary Keitany, que buscava o quarto título seguido, e completou o percurso em 2h27min54s, e pela etíope naturalizada americana Mamitu Daska, que teve tempo de 2h28min08s.

Adriana Aparecida da Silva foi a melhor brasileira na Maratona de Nova York, terminando a prova na 17ª colocação, ao estabelecer marca de 2min37s22.

Entre os homens, Kamworor venceu com o tempo de 2h10min53s, levando a melhor em disputa ferrenha com o também queniano Wilson Kipsang, que cruzou a linha de chegada apenas três segundos atrás do compatriota.

O etíope Lelisa Desisa terminou na terceira colocação, com o tempo de 2min11s32s.

A Maratona de Nova York foi disputada hoje sobre intensificado esquema de segurança, com aumento nos bloqueios e aparatos nunca utilizados em eventos como este na cidade, depois de ataque terrorista realizado na última terça-feira.

Sayfullo Saipov, imigrante uzbeque de 29 anos que chegou aos Estados Unidos em março de 2010, atropelou dezenas de pessoas e matou oito delas.