Esporte

CAS realizará audiência por recurso da Palestina contra a Fifa no dia 27

06/11/2017 13h55

Madri, 6 nov (EFE).- A Corte Arbitral do Esporte (CAS) realizará no dia 27 de novembro a audiência pelo recurso apresentado pela Federação da Palestina contra a Fifa, que adiou o reconhecimento oficial da entidade local como associação em seu último Conselho, em maio.

A reivindicação da Palestina chegou à CAS em meados de junho, quando a Fifa optou por esperar em princípio até março de 2018 para se pronunciar, assim como tinha feito em outras cinco ocasiões anteriores.

Antes desse Congresso, a Fifa decidiu tirar da agenda a votação sobre a possível suspensão de equipes de colônias israelenses em território ocupado, o que havia sido pedido pela Palestina.

O argumento usado pela Fifa para não se pronunciar à época foi esperar um relatório definitivo da comissão que foi constituída para estudar o problema palestino-israelense, presidido pelo sul-africano Tokyo Sexwale.

Esse relatório foi exposto na reunião que o Conselho da Fifa organizou no dia 27 de outubro em Calicute, na Índia, onde a federação internacional resolveu que "deve manter-se neutra em relação a assuntos políticos" sobre os quais são competentes as autoridades judiciais internacionais.

"Qualquer interferência da Fifa no status quo do futebol nos territórios relevantes sem o consentimento das partes implicadas pode agravar a situação do futebol, não só nos territórios em questão, mas em uma ampla área da região, o que não iria em benefício do futebol", explicou.

A Fifa também anunciou que não imporá nenhum tipo de sanção às federações de Israel e Palestina e deu por "encerrado" o estudo e o debate do caso, a menos que ocorram mudanças legais, mas garantiu que "continuará facilitando o movimento de jogadores, árbitros e equipes dentro e fora da Palestina, algo que o seu comitê de monitoramento controlou de forma positiva".

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo