Topo

Fifa multa Sérvia, Argentina e Ucrânia por comportamento dos torcedores

07/11/2017 17h29

Madri, 7 nov (EFE).- As federações de Sérvia, Argentina e Ucrânia receberam as multas mais severas do Comitê Disciplinar da Fifa devido à exibição de cartazes políticos e mensagens discriminatórias de torcedores, que também entoaram gritos homófobos e sinais políticos.

Após a realização das últimaos partidas das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018, o Comitê se pronunciou sobre os incidentes registrados nesses jogos e sancionou também por este motivo, embora com multas inferiores, as federações de Brasil, Peru, Polônia, Costa Rica, México, Áustria e Marrocos.

A punição mais dura foi para a Federação Sérvia, com multas de 90 mil e 70 mil francos-suíços, pela exibição de cartazes de conteúdo político ou discriminatório, gritos políticos e a introdução de objetos inflamáveis ao campo nas partidas disputadas na Áustria e em casa contra a Geórgia.

Argentina foi multada em 40 mil francos-suíços por conduta imprópria dos torcedores na partida contra o Peru, na qual foram escutados gritos homofóbicos, segundo a Fifa. A Ucrânia recebeu uma multa de 35 mil francos-suíços pela exibição de cartazes discriminatórios contra à Croácia e outra de quatro mil francos-suíços devido a objetos incendiários lançados das arquibancadas.

Os gritos homofóbicos ou ofensivos de torcedores nas partidas disputadas em outubro também acarretarão multas às federações de Peru (25 mil francos-suíços), Brasil (20 mil), Costa Rica (10 mil), México (10 mil) e Áustria (10 mil).

A Polônia foi multada em 20 mil francos-suílos por exibição de cartazes de conteúdo político no duelo contra a Armênia, incidentes de público, bloqueio de escadas e de objetos incendiários lançados ao campo.

Marrocos recebeu uma multa de sete mil frnacos-suíços por assobios durante os hinos nacionais e o uso de laser por torcedores durante o jogo contra o Gabão.

A elas se somam Bolívia, Paraguai, Albânia e Inglaterra (5 mil francos-suíços) por incidentes como invasão de campo, lançamento de objetos, além de Israel, por comportamento impróprio dos espectadores na partido contra a Espanha.