Topo

Por que Neymar é considerado "um vizinho exemplar" na França

Neymar em sua apresentação à seleção brasileira, em Paris - Pedro Martins / MoWA Press
Neymar em sua apresentação à seleção brasileira, em Paris Imagem: Pedro Martins / MoWA Press

Antonio Torres del Cerro

07/11/2017 14h46

"Um vizinho exemplar": assim é descrito pelos moradores de Bougival o atacante Neymar, que passa os primeiros meses no Paris Saint-Germain com uma rotina discreta e cercado por um grupo de amigos e parentes em sua mansão.

Apresentado no dia 4 de agosto no novo clube, o craque brasileiro morou em um hotel parisiense no primeiro mês em solo francês. Em setembro, o jogador se mudou para essa pequena cidade situada a poucos quilômetros do centro de treinamento do Paris Saint-Germain.

A rotina de Neymar passa quase despercebida para o restante dos moradores da "vila dos impressionistas", como o local é conhecido por ter sido reduto de ícones do movimento do século XIX, como o pintor Claude Monet.

A residência do jogador, construída em uma colina e cercada por uma grande vegetação, dispõe de cinco mil metros quadrados de área verde e mil metros quadrados habitáveis. De acordo com a revista "Paris Match", o aluguel do local custa por volta de 14 mil euros mensais.

Essa mansão é a mesma na qual viveu há mais de uma década outro craque brasileiro, Ronaldinho Gaúcho, que jogou no Paris Saint-Germain entre 2002 e 2004.

"É tudo tranquilo, não temos nenhuma queixa de barulho nem nada. Eu o vi várias vezes e o cumprimentei, como todo mundo. Com Ronaldinho também não tivemos queixas", contou à Agência Efe o sexagenário Jérome, que vive a poucos metros da mansão.

No entanto, o morador de Bougival constata que a ida e vinda de veículos chama a atenção: "Se não me engano, acho que cerca de 12 pessoas ocupam a casa de maneira permanente", entre parentes e amigos.

Essa movimentação também não incomoda o prefeito da cidade, Luc Wattelle, que considera Neymar "um vizinho completamente tranquilo, que se encaixa com o que representa" a cidade, de apenas nove mil habitantes.

Em declarações à Efe, Wattelle disse que sabe da fama de "festeiro" do camisa 10 do PSG e explicou que já alertou os vizinhos que pode haver algum barulho na região.

"Por enquanto, não há queixas. Me dá a sensação que Neymar tem um padrão de comportamento muito profissional. Toda esta tranquilidade coincide com a temporada futebolística. Depois, nas férias, veremos. Mas acho que nessa época ele costuma voltar ao Brasil, por isso não haverá problema", argumentou.

Ter a Neymar como ilustre habitante não mudou a tranquila rotina da cidade, como relatam Nicolas e Henri, dois adolescentes que passeiam pelas ruas semidesertas das redondezas.

"Houve um pouco de mais trânsito nas primeiras semanas de setembro, mas depois tudo se tranquilizou", comentaram. O relato foi confirmado pelo prefeito, que lembrou que um grupo de meninas costumava se concentrar em frente da residência do atacante nos primeiros dias.

Embora a badalação tenha diminuído, os seguranças de Neymar trabalham incessantemente. A polícia nacional francesa também se desloca com frequência pelas imediações da casa do jogador mais caro da história do futebol, pelo qual o Paris Saint-Germain pagou 222 milhões de euros ao Barcelona.

"As crianças vêm com frequência para tentar vê-lo", afirmou uma policial, pouco depois de flagrar três meninos que tentavam escalar um muro para bisbilhotar o interior da casa de Neymar.

Enquanto a agente identificava os adolescentes, um carro estacionou em frente ao portão da residência e dois jovens saíram do veículo. "Friends of Neymar", disse um deles à policial.

Instantes depois, o próprio jogador abriu a garagem da mansão e os dois rapazes, que usavam com bonés e mochilas da loja oficial do Paris Saint-Germain, entraram na casa.

Outros dois adolescentes que passavam pelo local, Karim Benchalal e Maruane Chicheri, ficaram surpresos ao verem que Neymar apareceu para abrir o portão.

"Não acredito. Vimos Neymar em pessoa! Temos que contar isso para todos os amigos", disseram entusiasmados ao finalmente encontrarem o jogador sem blindagem.