Topo

Ex-atacante de Croácia e Bélgica que jogou Copa de 1994 morre aos 53 anos

08/11/2017 13h31

Zagreb, 8 nov (EFE).- O ex-atacante Josip Weber, que defendeu as seleções de Croácia e Bélgica, morreu vítima de câncer de próstata, aos 53 anos, conforme publicou nesta quarta-feira o jornal esportivo croata "Vecernji list".

A carreira como jogador começou em clubes da antiga Iugoslávia, Borac Podvinje, BSK Slavonski Brod, Hadjuk Split e Dínamo Vinkovci, todos de origem croata. Em 1988, se transferiu para o Cercle Brugge, que defendeu por seis temporadas, até partir para o Anderlecht.

Por três temporadas seguidas, entre 1991 e 1993, Weber foi eleito como o melhor atacante do Campeonato Belga. Como tinha avô nascido na Bélgica, foi convidado para defender a seleção do país, inclusive, fazendo parte do elenco que disputou a Copa do Mundo, nos Estados Unidos, participando dos quatro jogos da campanha.

Antes disso, em 1992, chegou a participar de três amistosos pela seleção croata, que não foram considerados oficiais pela Fifa, o que permitiu que defendesse outra camisa. Durante a guerra da Croácia, entre 1991 e 1995, Weber foi ativo na arrecadação de ajuda humnitária.