Topo

Presidente do Olympiacos e mais 27 são condenados por manipulação de jogos

Evangelos Marinakis é condenado pela justiça grega e deixa a presidência do Olympiacos - divulgação/Olympiacos
Evangelos Marinakis é condenado pela justiça grega e deixa a presidência do Olympiacos
Imagem: divulgação/Olympiacos

08/11/2017 14h30

Atenas, 8 nov (EFE).- O presidente do Olympiacos, Evangelos Marinakis, foi condenado pela justiça da Grécia por envolvimento em um escândalo de manipulação de resultados. Outras 27 pessoas estão na lista com ele, incluindo dirigentes de outros clubes da primeira divisão grega, jogadores e árbitros.

Marinakis se desligou do clube. "Até a conclusão deste processo e nos poucos meses que faltam até que eu seja totalmente inocentado, proponho que o cargo de presidente do Olympiacos seja ocupado pelo presidente da Câmara do Pireu e vice-presidente do Olympiacos, Giannis Moralis", afirmou o agora ex-presidente, em nota publicada no site do Olympiacos.

Vale lembrar que a equipe está no meio da disputa da fase de grupos da Liga dos Campeões, na mesma chave de Barcelona, Juventus e Sporting, seu próximo adversário no torneio continental.

Os mandatários do Atromitos, Yorgos Spanos, líder do campeonato nacional, e do Levadiakos, Yannis Kobotis, também serão processados, segundo decisão do Tribunal de Apelações de Atenas, noticiada nesta quarta-feira (8) pela imprensa local.

Na lista também estão o ex-técnico do Veria e atual comandante do Standard de Liège, da Bélgica, Ricardo Sá Pinto, antigo atacante da seleção portuguesa. Os juízes que avaliam o caso, no entanto, rejeitaram acusações de fraude e extorsão apresentadas pelo Ministério Público.

O presidente do Olympiacos, por sua vez, havia sido apontado pela promotoria como um dos mentores de um ataque à bomba contra uma padaria, propriedade de um árbitro. O tribunal, porém, descartou condenação por esse caso.

A investigação durou mais de dois anos, tendo chegado a proibir Marinakis de se envolver com qualquer atividade ligada ao esporte, o que o dirigente não acatou.

De acordo com os regulamentos esportivos da Grécia, se o presidente tiver a condenação confirmada, o Olympiacos, campeão nacional nas últimas sete temporadas, corre risco de rebaixamento para a segunda divisão, situação que seria inédita.