Topo

COI pune quatro esquiadores russos por doping nos Jogos de Inverno de Sochi

09/11/2017 16h49

Madri, 9 nov (EFE).- A Comissão Disciplinar do Comitê Olímpico Internacional (COI) desqualificou quatro esquiadores russos que participaram dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2014, em Sochi, por doping, um deles vencedor de três medalhas de prata na competição.

Yuliia Ivanova, Alexey Petukhov, Evgeniya Shapovalova and Maksim Vylegzhanin descumpriram a legislação antidoping durante os Jogos de Inverno, segundo a comissão que investiga os atletas russos após a publicação do chamado "relatório McLaren", que revelou um esquema de doping sistemático dentro do país.

Além de desclassificar os quatro atletas, a comissão do COI proibiu os esquiadores de participar de qualquer nova edição dos Jogos Olímpicos ou dos Jogos de Inverno posterior a 2014.

A Federação Internacional de Esqui também terá que modificar as classificações das provas que os atletas disputaram em nos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi. Vylegzhanin, que ganhou três pratas, terá que devolver as medalhas ao COI.

Duas delas foram obtidas em revezamentos, o que afetará também o resultado final da equipe da Rússia na disputa.

A Comissão Disciplinar do COI também avaliou um quinto caso hoje, mas as conclusões das investigações não forneceram provas suficientes para comprovar que o atleta, que teve o nome preservado, violou a legislação antidoping.

A Comissão Disciplinar abriu investigações contra 28 atletas da Rússia e deve ouvir o depoimento de todos até o fim do mês. Em 1º de novembro, o órgão decidiu desclassificar Alexander Legkov, vencedor de um ouro e uma prata em Sochi, e Evgeniy Belov por doping.

Em dezembro, a Comissão Executiva do COI tomará uma decisão sobre a participação ou não dos atletas russos nos Jogos de Inverno de PyeongChang 2018.