Topo

Com títulos definidos, GP do Brasil será marcado por novo adeus de Massa

09/11/2017 11h18

Redação Central, 9 nov (EFE).- A Fórmula 1 chega a São Paulo, mais especificamente a Interlagos, para a disputa do Grande Prêmio do Brasil, já com títulos de pilotos e construtores definidos, para o britânico Lewis Hamilton e para Mercedes, respectivamente, em etapa marcada por novo adeus de Felipe Massa do circuito paulista.

Os troféus da temporada 2017 foram conquistados em fins de semana consecutivos. Primeiro, a escuderia alemã garantiu o primeiro lugar na tabela no GP dos Estados Unidos, com três etapas de antecipação. Dessa forma, o domínio das Flechas Prateadas na categoria chega a quatro anos.

No México, Hamilton fez corrida de recuperação, após problema na largada e cruzou a linha de chegada na nona colocação. O resultado foi suficiente, devido ao quarto lugar do alemão Sebastian Vettel, da Ferrari, único que ainda tinha chances, embora remotas, de conquistar o título.

No Brasil, o britânico tentará vencer pela segunda vez na carreira, depois de ter levado a melhor no ano passado, em corrida marcada por forte chuva. Na ocasião, o dono do carro número 44 brigava com outro alemão, Nico Rosberg, que superou na luta pelo título na etapa seguinte, a última, em Abu Dhabi.

Subir ao topo do pódio em Interlagos faria com que Hamilton seguisse se aproximando do alemão Michael Schumacher, maior vencedor de etapas da história da Fórmula 1, com 91 vitória. O quatro vezes campeão mundial aparece logo atrás, com 62.

Vettel, por sua vez, pode garantir em São Paulo o vice da temporada, melhor desempenho desde 2013, quando fechou série que o fez tetra da categoria. Para isso, o alemão, que tem 277 pontos, precisa abrir 11 pontos ou mais do finlandês Valtteri Bottas, do Mercedes, que tem 262.

Assim, se o piloto da Ferrari vencer, o adversário não pode ir além de quarto; se for segundo, o nórdico só pode ser sétimo; caso chegue em terceiro, o rival precisará ficar em oitavo; e se chegar em quarto, o décimo posto será limite para o atual terceiro na competição.

Apesar da disputa pela segunda posição, os holofotes estarão no 11º colocado da temporada, Felipe Massa, que se despedirá, definitivamente, da Fórmula 1, após o GP de Abu Dhabi, daqui a duas semanas, após não ter o contrato renovado pela Williams.

Vencedor do GP do Brasil em 2006 e 2008, ano em que acabou vice, desbancado, justamente, por Hamilton, viveu momentos de muita emoção no ano passado, quando havia anunciado despedida e recebeu calorosa ovação dos torcedores que lotarão o autódromo localizado em São Paulo.

Massa, no entanto, acabou voltando atrás na decisão de deixar a categoria, em reviravolta iniciada a partir da aposentadoria de Rosberg, que levou Bottas para a Mercedes. O brasileiro, assim, virou companheiro do jovem canadense Lance Stroll, que o ultrapassou na tabela no México, ao terminar em sexto lugar.

Os primeiro roncos de motores na capital paulista acontecerão neste sábado, com a disputa do TL1, às 10h (horário de Brasília). Quatro horas depois, terá início a segunda sessão livre. No sábado, o TL3 acontecerá às 11h (de Brasília).

A definição do grid de largada será no mesmo dia, a partir de 14h (de Brasília). A corrida está marcada para começar no mesmo horário, no domingo.

O Autódromo José Carlos Pace tem 4.309 metros de extensão, e nele os pilotos darão 71 voltas, completando 305,909 quilômetros.