Topo

Fifa apresenta Telstar 18, a bola oficial da Copa do Mundo da Rússia

09/11/2017 17h01

Redação Central, 9 nov (EFE).- Com design inovador e tecnologia de ponta, a bola oficial da Copa do Mundo da Rússia, Telstar 18, foi apresentada nesta quinta-feira como reinvenção de um modelo clássico, que lembra o utilizado na Copa do Mundo do México, em 1970.

A Fifa descreveu o novo lançamento como uma "recriação que presta homenagem à primeira bola criada pela Adidas para a Copa do Mundo, uma peça decorada com painéis negros, pensada para que se destacasse nas transmissões televisivas em preto e branco da época" e que "mudou para sempre o design das bolas de futebol".

"Telstar 18 exibe uma nova carcaça, a tecnologia mais inovadora e elementos sustentáveis como a sua embalagem reciclável. A bola contém um chip de transmissão de dados em proximidade (NFC), que permite aos consumidores interagir com a bola mediante um smartphone", destacou a entidade.

De acordo com a Fifa, "essa experiência personalizada, que inclui reconhecimento de localização, apresenta detalhes específicos de cada bola e proporciona acesso a desafios e concursos de destreza futebolística aos quais os usuários podem se inscrever antes da Copa do Mundo".

O atacante argentino Lionel Messi foi o principal nome da apresentação e disse já ter experimentado a bola antes do lançamento oficial: "Gostei muito, do design, das cores, gostei de tudo", disse o jogador.

"A nova estrutura dos painéis e a inclusão de um chip NFC elevaram a inovação e o design no futebol a níveis muito altos. Isso oferece aos consumidores e aos jogadores uma experiência completamente nova", declarou Roland Rommler, diretor da categoria de produtos de hardware futebolístico da Adidas.

A empresa lembrou que a Telstar original "é uma das bolas de futebol mais emblemáticas de todos os tempos, utilizada por ex-jogadores como Pelé, Müller, Facchetti e Bobby Moore, por isso criar a Telstar 18 e se manter fiel ao modelo original representou um desafio realmente apaixonante".