Esporte

Vettel vence GP do Brasil pela 3ª vez; Massa termina em 7º lugar

12/11/2017 18h26

(Atualiza com classificação)

São Paulo, 11 nov (EFE).- O alemão Sebastian Vettel, da Ferrari, venceu neste domingo o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 pela terceira vez na carreira, à frente do finlandês Valtteri Bottas, da Mercedes, que havia largado na pole position e foi ultrapassado logo na largada no autódromo de Interlagos.

Esta é a quinta vitória de Vettel na atual temporada e a 47ª da carreira. Completou o pódio na terceira posição o finlandês Kimi Raikkonen, da Ferrari, que resistiu até o fim à pressão do britânico Lewis Hamilton, da Mercedes, que largou em último e fez uma grande corrida de recuperação para terminar a prova nem quarto lugar.

A quinta posição ficou com o holandês Max Verstappen, da Red Bull, que quebrou o recorde de volta mais rápida em Interlagos: 1min11s044, deixando para trás a marca de 1min11s473 estabelecida pelo colombiano Juan Pablo Montoya em 2004. O outro piloto da escuderia, o australiano Daniel Ricciardo, foi o sexto colocado.

Muito ovacionado pela torcida, Felipe Massa, da Williams, que pode ter feito a sua última corrida pela Fórmula 1 no Brasil, largou na nona colocação e terminou a corrida em sétimo, resistindo à pressão imposta no fim pelo espanhol Fernando Alonso, da McLaren.

Fecharam a lista dos dez primeiros colocados o mexicano Sergio Pérez, da Force India, que terminou na nona posição, e o alemão Nico Hülkenberg, da Renault.

Bottas, que havia feito a pole position no sábado, perdeu a primeira posição para Vettel logo na largada, que ficou marcada por dois acidentes.

Os franceses Romain Grosjean e Esteban Ocon se tocaram e foram parar fora da pista. Pior para o piloto da Force India, que pela primeira vez em 27 corridas pela Fórmula 1 não pôde completar uma prova. O incidente acarretou uma punição de dez segundos ao piloto da Haas.

Outro acidente ocorreu logo em seguida, quando o dinamarquês Kevin Magnussen, da Haas, bateu no belga Stoffel Vandoorne e fez com que o piloto da McLaren também atingisse Ricciardo, o único dos três a permanecer na disputa.

A partir da relargada, após a limpeza da pista e com Vettel na ponta, Hamilton foi ganhando cada vez mais posições e chegou a liderar a prova, mas precisou parar e voltou na quinta posição, cedendo a ponta para o alemão da Ferrari.

Vettel manteve o ritmo até o fim, liderando uma disputa entre as duas Ferrari e duas Mercedes pelo pódio, que acabou ficando sem a presença de Lewis Hamilton, apesar da incrível recuperação do britânico.

A próxima e última prova da temporada será o Grande Prêmio de Abu Dhabi, disputada no dia 26 de novembro no circuito Yas Island. Com Hamilton já campeão, Vettel e Bottas lutam pela segunda posição do Mundial de Pilotos.



Confira a classificação do GP do Brasil de Fórmula 1:.



.1. Sebastian Vettel (ALE/Ferrari), 1h31min26s262.

.2. Valtteri Bottas (FIN/Mercedes), a 2s762.

.3. Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari), a 4s600.

.4. Lewis Hamilton (GBR/Mercedes), a 5s468.

.5. Max Verstappen (HOL/Red Bull), a 32s940.

.6. Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull), a 48s691.

.7. Felipe Massa (BRA/Williams), a 68s882.

.8. Fernando Alonso (ESP/McLaren), a 69s363.

.9. Sergio Pérez (MEX/Force India), a 69s500.

10. Nico Hülkenberg (ALE/Renault), a 1 volta.

11. Carlos Sainz (ESP/Renault), a 1 volta.

12. Pierre Gasly (FRA/Toro Rosso), a 1 volta.

13. Marcus Ericsson (SUE/Sauber), a 1 volta.

14. Pascal Wehrlein (ALE/Sauber), a 1 volta.

15. Romain Grosjean (FRA/Haas), a 2 voltas.

16. Lance Stroll (CAN/Williams), a 2 voltas.



Não completaram a prova:.

Brendon Hartley (NZL/Toro Rosso).

Esteban Ocon (FRA/Force India).

Kevin Magnussen (DIN/Haas).

Stoffel Vandoorne (BEL/McLaren).

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo