Topo

Federação italiana se reunirá amanhã para decidir futuro da seleção

14/11/2017 10h53

Roma, 14 nov (EFE).- A Federação Italiana de Futebol (FIGC) se reunirá amanhã para analisar o fracasso da seleção, que não se classificou para a Copa do Mundo de 2018, e tomar decisões em relação ao futuro, segundo informou nesta terça-feira o presidente da entidade, Carlo Tavecchio.

"Estamos profundamente tristes e decepcionados por não nos classificarmos para a Copa do Mundo. É um fracasso esportivo que requer uma solução coletiva", declarou Tavecchio em comunicado oficial emitido pela FIGC.

"Por isso convoquei uma reunião para amanhã com os membros da federação, para fazer uma análise e decidir sobre o futuro", acrescentou.

O fracasso esportivo protagonizado nesta segunda-feira pela seleção italiana pôs em dúvida a continuidade de toda a cúpula da FIGC, incluindo o próprio presidente Tavecchio e o técnico Gian Piero Ventura.

Após o empate 0 a 0 no jogo de volta da repescagem contra a Suécia, que decretou a eliminação da "Azzura" após perder a ida por 1 a 0, o treinador se limitou a dizer que ainda não decidiu se pedirá demissão.

Ventura dirige a seleção italiana desde julho de 2016 e a FIGC decidiu no último mês agosto renovar seu contrato até 2020, prolongando em dois anos o acordo inicial.

Em toda sua história, a Itália só tinha ficado de fora da Copa de 1930, quando não se inscreveu, apesar de ter sido convidada, e na da Suécia, em 1958.

A eliminação representou também a despedida de alguns símbolos da seleção italiana, como Gianluigi Buffon, Daniele De Rossi e Andrea Barzagli, que eram os únicos campeões do mundo de 2006 que restavam no elenco.