Topo

Francisco Maturana é demitido do comando do Once Caldas

14/11/2017 22h04

Bogotá, 14 nov (EFE).- A direção do Once Caldas demitiu nesta terça-feira o veterano técnico Francisco Maturana e promoveu interinamente para seu lugar um dos assistentes, Herney Duque.

Em comunicado, o clube colombiano informou ter também dispensado outro auxiliar de Maturana, José Ricardo Pérez Morales, além do preparador físico Johan Zapata Montoya e o assessor de metodologia esportiva Donaldo Cardona Nieto.

O ex-goleiro Juan Carlos Henao, que teve uma rápida passagem pelo Santos em 2005, trabalhará com Duque na comissão técnica interina, ainda de acordo com a direção.

Maturana, de 68 anos, chegou ao Once Caldas em 5 de junho, mas os resultados despontaram - a equipe não só não conseguiu se classificar para a fase final do Campeonato Colombiano como ficou em antepenúltimo lugar na tabela.

O treinador marcou época no comando do Atlético Nacional nos anos 80, tornando-o o primeito time da Colômbia a conquistar uma Taça Libertadores, em 1989.

Além disso, dirigiu a seleção do país paralelamente, levando-a à Copa do Mundo de 1990. Na edição seguinte, em 94, comandou a talentosa geração que chegou aos Estados Unidos como uma das favoritas ao título, mas acabou eliminada surpreendentemente na primeira fase.

De volta à seleção, em 2001, a levou a seu único título de Copa América, mas fracassou em classificá-la para o Mundial do ano seguinte, no Japão e na Coreia do Sul.