Topo

Wada decide manter suspensão da Agência Russa de Antidoping

16/11/2017 12h14

Moscou, 16 nov (EFE).- A Agência Mundial Antidoping (Wada) decidiu manter a suspensa a Agência Russa Antidoping (Rusada), após reunião da cúpula da entidade internacional, realizada nesta quinta-feira em Seul, na Coreia do Sul.

O principal motivo da manutenção da sanção é a entidade nacional não ter reconhecido as conclusões do relatório McLaren, que apontou para a existência de um esquema de uso de substâncias ilegais por atletas, patrocionado pelo governo local.

Além disso, as autoridades esportivas do país se recusaram a entregar amostras colhidas para exames antidoping, que estão sob a posse de um grupo interno de investigação.

A decisão é considerada um primeiro passo para impedir a participação da Rússia nos Jogos Olímpicos de Inverno, que acontecerão no próximo ano, na cidade de PyeongChang, também na Coreia do Sul.

No mês que vem, o Comitê Olímpico Internacional (COI) irá decidir sobre a presença dos atletas do país na competição, em reunião do Comitê Executivo da entidade.

O presidente do Comitê Olímpico da Rússia, Aleksandr Zhukov, confirmou que as autoridades esportivas do país não reconhecem as conclusões do relatório McLaren, nem entregaram as amostras de exames antidoping.

"Não houve, nem há um sistema de apoio ao doping por parte do Estado. Isso é algo que não podemos concordar. O documento contém uma multidão de imprecisões, dados não confirmados e acusações infundadas contra mais de mil atletas que teriam se dopado", garantiu o dirigente.

O presidente do Comitê Olímpico Russo acusou a Wada de tomar uma decisão política, ao manter a suspensão.