Topo

Após vexame 'azzurro', Italiano será retomado com Napoli atrás de recuperação

17/11/2017 14h27

Roma, 17 nov (EFE).- O Campeonato Italiano será retomado neste sábado, após a queda da seleção tetracampeã mundial na repescagem da Copa do Mundo de 2018, com a disputa da 13ª rodada, em que o Napoli tentará se recuperar de tropeço no Chievo, que o deixou a apenas um ponto da vice-líder Juventus.

Ao todo, 22 dos 27 jogadores convocados por Gian Piero Ventura para os jogos da 'Azzurra' com a Suécia estarão em campo neste fim de semana. As exceções são os laterais Matteo Darmian, do Manchester United, e Davide Zappacosta, do Chelsea, o meia Marco Verratti, do Paris Saint-Germain, e os atacantes Manolo Gabbiadini, do Southampton, e Simone Zaza, do Valencia.

Há uma semana, em Solna, os suecos venceram por 1 a 0, graças a gol do volante Jakob Johansson, do AEK Atenas, da Grécia. Na última segunda-feira, no estádio San Siro, em Milão, os nórdicos seguraram empate sem gols e carimbaram passaporte para a Rússia, deixando os italianos fora pela primeira vez desde 1958.

Líder, o Napoli tinha dois atletas na seleção, que tiveram distintos papéis de destaque. O meia brasileiro Jorginho foi titular no segundo jogo, após muita cobrança a Ventura. O técnico, porém, não cedeu sobre o atacante Lorenzo Insigne, que passou 180 minutos no banco, apesar dos apelos de torcida, imprensa e até do veterano volante Daniele De Rossi, da Roma.

Os dos jogadores, juntos com companheiros como o volante Allan, ex-Vasco, e o meia eslovaco Marek Hamsik, e o zagueiro senegalês Kalidou Koulibaly, que ajudou sua seleção a se garantir na Copa na última semana, tentarão levar o time comandado por Maurizio Sarri a mais uma vitória, após empate sem gols com o Chievo, em Verona.

Neste sábado, o Napoli terá pela frente o Milan, no estádio San Paolo. O adversário, que teve o goleiro Gianluigi Donnarumma e o zagueiro Leonardo Bonucci à disposição da 'Azzurra', está apenas na sétima colocação na tabela, com 19 pontos, a quatro da Sampdoria, que fecha a zona de classificação para a Liga Europa.

Segunda colocada no Italiano, a Juve cedeu o goleiro Gianluigi Buffon, os zagueiros Giorgio Chiellini, Andrea Barzagli e Daniele Rugani e o meia Federico Bernardeschi à seleção. A equipe, que tem 31 pontos na competição, terá pela frente neste domingo, fora de casa, a Samp.

A Inter de Milão, dos meias Roberto Gagliardini e Antonio Candreva, e do atacante brasileiro Éder, que defenderam a equipe nacional, está no terceiro posto na tabela, com 30 pontos, e vem de empate com o Torino em 1 a 1. Neste domingo, os 'nerazzurri' visitarão a Atalanta, do lateral-esquerdo Leonardo Spinazzola, convocado por Ventura, que é décima na competição.

A Lazio, dos titulares da seleção Marco Parolo e Ciro Immobile, poderia ter chegado aos 31 pontos na última rodada, mas teve jogo com a Udinese adiado por causa de fortes chuvas que caíram no Estádio Olímpico. Neste sábado, a equipe entrará em campo no principal palco da capital, para encarar a Roma.

O time de De Rossi, e também do meia Alessandro Florenzi e Stephan El Shaarawy, todos presentes na lista da Itália para encarar a Suécia, vem de quatro vitórias seguidas e já ocupa a quinta posição, com 27 pontos, embora também tenha jogo a menos.

O Torino, do atacante Andrea Belotti, está na oitava colocação, e receberá neste domingo o Chievo. Nona na tabela, a Fiorentina, do zagueiro Davide Astori, visitará a Spal. Já o Genoa, antepenúltimo colocado, com o goleiro Mattia Perin visitará o Crotone, do meia-atacante sueco Marcus Rohdén.

O Bologna, que não tem jogadores na seleção italiana, mas conta com o lateral-direito Emil Krafth e Filip Helander, da seleção nórdica, protagonizará o único jogo de segunda-feira, que encerrará a rodada, em visita ao Verona.



Programação da 13ª rodada do Campeonato Italiano:.



Sábado.

Roma - Lazio.

Napoli - Milan.

Domingo.

Crotone - Genoa.

Benevento - Sassuolo.

Sampdoria - Juventus.

Spal - Fiorentina.

Torino - Chievo.

Udinese - Cagliari.

Inter de Milão - Atalanta.

Segunda-feira.

Verona - Bologna.