Topo

Presidente da Federação Italiana de Futebol renuncia ao cargo

20/11/2017 11h37

Roma, 20 nov (EFE).- O presidente da Federação Italiana de Futebol (FIGC), Carlo Tavecchio, renunciou ao cargo nesta segunda-feira, depois de se reunir nesta manhã com seus colaboradores na sede da organização em Roma.

Tavecchio, que foi eleito presidente da FIGC em 11 de agosto de 2014, renunciou depois do fracasso da seleção italiana, que não conseguiu se classificar para a Copa do Mundo da Rússia, e falará em entrevista coletiva nas próximas horas para explicar sua decisão, confirmou a federação à Agência Efe.

O agora ex-presidente começou sua reunião no Conselho da Federação por volta de 12h20 (horário local, 9h20 de Brasília) e deixou seu cargo após uma conversa que durou pouco mais de 20 minutos.

A saída de Tavecchio foi anunciada depois que a FIGC destituiu já na quarta-feira passada o técnico Gian Piero Ventura e anunciou que outras decisões seriam tomadas no Conselho da Federação de hoje.

Na semana passada Tavecchio garantiu que não deixaria o cargo e que apresentaria uma série de propostas para o futuro da FIGC, mas hoje se viu obrigado a renunciar por não contar com o apoio de parte dos seus colaboradores.

Tavecchio, de 74 anos, pagou pelo histórico fracasso da seleção italiana, que só tinha ficado fora das Copas de 1958 e de 1930, quando não participou apesar de ter recebido um convite.

Nos últimos dias, o presidente do Comitê Olímpico Italiano (CONI), Giovanni Malagó, pediu publicamente a Tavecchio que renunciasse para começar um novo projeto esportivo e tentar reerguer o movimento futebolístico italiano.