Topo

Nova quadra de Roland Garros terá nome de lenda do tênis francês

22/11/2017 18h27

Paris, 22 nov (EFE).- A Câmara Municipal de Paris decidiu nesta quinta-feira que a nova quadra que Roland Garros inaugurará nos próximos anos terá o nome de Simonne Mathieu, uma das maiores tenistas da história da França e também conhecia por ter lutado contra a ocupação nazista no país durante a Segunda Guerra.

"Agradeço à cidade de Paris. Honra e glória para uma campeã única", disse nas redes sociais o presidente da Federação Francesa de Tênis (FFT), Bernard Giudicelli.

Mathieu (1908-1980) é a segunda tenista mais premiada da história da França, atrás apenas de Suzanne Lenglen. Em sua carreira, ela conquistou 13 títulos de Grand Slam, entre simples, duplas femininas e mistas, durante as décadas de 1920 e 1940.

A lendária tenista também é conhecida por seu papel ativo no combate à ocupação nazista da França durante a Segunda Guerra.

A quadra é uma das três novas que Roland Garros ganhará nos próximos anos. Além de Mathieu, serão homenageados Philippe-Chartier e a própria Suzanne Lenglen.

A expansão de Roland Garros, que prevê um investimento de 350 milhões de euros, esteve perto de não ocorrer devido a uma ação dos herdeiros do arquiteto responsável pelo Jardim das Estufas de Auteuil, anexo ao complexo onde o torneio é disputado.

Os herdeiros tinham pedido a suspensão das obras para não diminuir o espaço do jardim, reconhecido como um monumento natural. No entanto, a Justiça francesa autorizou a ampliação do complexo de Roland Garros em fevereiro.