Topo

Ouro e prata em Sochi, russos perdem medalhas por suspeita de doping

22/11/2017 12h44

Redação Central, 22 nov (EFE).- O russo Aleksandr Tretyakov, ouro na prova masculina do skeleton nos Jogos Olímpicos de Inverno, disputados em Sochi, em 2014, e a compatriota Elena Nikitina, bronze entre as mulheres, foram dois dos quatro atletas desclassificados nesta quarta-feira da competição, por violarem regras antidoping.

A punição representa a anulação dos resultados também de Olga Potylitsina e Maria Orlova, quinta e sexta colocadas, respectivamente, no feminino. Além disso, os envolvidos já estão impossibilitados de participar dos Jogos de PyeongChang, na Coréia do Sul, no ano que vem.

A sanções anunciadas hoje pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), a partir de decisão da Comissão Disciplinar da entidade, que é formada pelo suiço Denis Oswald, o espanhol Juan Antonio Samaranch e o francês Tony Estanguet.

Este grupo está investigando possíveis casos de doping entre atletas russos que disputaram os Jogos de Sochi. Todas as amostras colhidas durante a competição foram reanalisadas, na busca de substâncias proibidas ou sinais de demonstração de que houve manipulação no conteúdo.

Ao todo, já são dez representantes locais, que participaram da competição de inverno, punidos com perda de resultados pela comissão "Oswald", como vem sendo chamada. A Rússia ficou sem outras quatro medalhas, uma de ouro e três de prata

Outra comissão do COI, que é liderada pelo ex-presidente da Suíça Samuel Schmid, estuda se é possível considerar que houve um sistema de doping patrocinado pelo governo do país do Leste Europeu.

A partir das conclusões tomadas pelos diferentes grupos, a Comissão Executiva do COI decidirá em 5 de dezembro, durante reunião em Lausanne, na Suíça, sobre a participação da Rússia nos Jogos de PyeongChang.