Topo

COI desqualifica mais 3 atletas, e Rússia perde nova medalha de Sochi 2014

01/12/2017 12h16

Redação Central, 1 dez (EFE).- Três atletas russas, entre elas uma integrante de equipe do revezamento 4x6km do biatlo, vice-campeã dos Jogos Olímpicos de Inverno, em Sochi, em 2014, foram desqualificadas da competição nesta sexta-feira pelo Comitê Olímpico Internacional (COI).

Olga Zaytseva, que junto com Yana Romanova, Ekaterina Shumilova e Olga Vilukhina terminaram na segunda posição, em prova vencida pela Ucrânia, que teve a Noruega no terceiro lugar, e a República Tcheca logo atrás, na quarta. Todas são acusadas de violar as regras antidoping.

Uma das punidas hoje, Zaytseva ainda foi desclassificada de mais cinco provas que participou, sem conquistar outras medalhas. No revezamento 4x6km do biatlo, a Rússia perde a segunda colocação, sem que o COI tenha divulgado mudanças no pódio.

Yulia Chekaleva, por sua vez, foi desqualificada de quatro provas, sendo a melhor delas o sexto lugar no revezamento 4x5km do cross country. Já Anastasia Dotsenko, que fez parte da equipe do revezamento do sprint do cross country, que terminou no sexto lugar, foi eliminada, junto com toda a equipe.

Todas as terão que devolver os diplomas de participação dos Jogos Olímpicos de Sochi, e ficam automaticamente suspensas da competiçao do próximo ano, que acontecerá em PyeongChang, na Coreia do Sul.