Topo

Daniel Dias diz que chega ao Mundial da Cidade do México em grande fase

02/12/2017 14h09

Cidade do México, 2 dez (EFE).- O brasileiro Daniel Dias é uma das principais atrações do Campeonato Mundial de Paralímpico de Natação, que foi aberto neste sábado, na Cidade do México, e, em entrevista à Agência Efe, garantiu que a experiência o faz cair na água sem a pressão por alcançar vitórias.

"Estou em uma grande fase esportiva, e no Mundial anterior, em Glasgow, conquistei sete medalhas de ouro e uma prata. Agora, nadarei sete provas e só me preocupo em fazer meu trabalho na água, sem fazer qualquer conta", disse o paulista, nascido em Campinas.

O nadador, de 29 anos, já é uma das lendas do esporte do Brasil, pois conquistou 24 títulos mundiais e 14 medalhas de ouro em Jogos Paralímpicos, sendo quatro delas no ano passado, no Rio de Janeiro, nos 50m, 100m e 200m livre e 50m costas, todos na categoria S5.

Dias lembra, que a trajetória começou por inspiração de Clodoaldo Silva, ao vê-lo subir ao topo do pódio em seis provas dos Jogos de Atenas, em 2004, e ainda ganhar mais uma medalha de prata.

"Eu tinha 15 anos e ali começou tudo. Dois anos mais tarde, eu conquistava três ouros no Mundial de Durban, na África do Sul. Agora, estou aqui, emocionado por disputar provas na piscina onde aconteceu a natação nos Jogos Olímpicos de 1968", afirmou o brasileiro.

Na Cidade do México, Dias voltará a fazer o mesmo programa do ano passado no Rio de Janeiro, ou seja, os 50m, 100m e 200m livre e 50m costas, além de três revezamentos. Para o nadador, não há muitos segredos para alcançar grandes resultados, além de dedicação.

"Eu gosto dos treinos, e isso é algo que me favorece. Mas, o mais importante é estar concentrado", garantiu o campeão do mundo.