Topo

Defensor e Peñarol fazem 1º de 4 possíveis duelos na reta final do Uruguaio

05/12/2017 17h31

Montevidéu, 5 dez (EFE).- Defensor e Peñarol se enfrentarão nesta quarta-feira, no estádio Centenário, em Montevidéu, para definir o time com mais pontos no acumulado do Campeonato Uruguaio, no primeiro de quatro possíveis duelos na reta final da temporada.

O vencedor do confronto terá lugar cativo na final da competição, podendo garantir o título nacional por antecipação se levar a melhor na semifinal, que será disputada, justamente, entre 'La Viola', campeã do Torneio Apertura, e os 'Carboneros', que ergueram o troféu do Clausura.

Nesta partida-desempate, se houver empate durante os 90 minutos, será disputada prorrogação de 30 minutos. Caso a igualdade persista, a definição será nos pênaltis.

No Campeonato Uruguaio, os times que terminam em primeiro lugar nos torneios, duelam para definir o rival da equipe que liderou a chamada 'Tabla Anual', que consiste no somatório dos pontos da temporada. Se o ganhador da semi estiver na ponta da classificação, arrebata o caneco por antecipação.

No domingo, após a última rodada do Clausura, o campeão Peñarol, ao bater o Racing por 4 a 0, chegou aos mesmos 86 pontos do Defensor, que perdeu para o Fénix por 2 a 0. Nessa situação, o regulamento prevê a necessidade de um jogo-extra, que será disputado nesta quarta-feira.

Para a partida, o técnico 'carbonero' Leonardo Ramos tem um importante desfalque, o lateral-direito Guillemo Varela, que não se recuperou de pubalgia. Com isso, Mathías Corujo seguirá como titular no setor defensivo.

O Defensor, por sua vez, terá de volta o volante Mathías Cardacio e o meia Matías Cabrera. Por outro lado, o zagueiro Nicolás Correa estará fora do duelo por atingir a marca de cartões amarelos, e será substituído por Santiago Carrera.

Depois de duelarem nesta quarta-feira, obrigatoriamente, os dois times jogarão mais uma vez neste domingo, pela semifinal. Caso o vencedor do próximo duelo seja diferente do ganhador da partida-extra, as finais acontecerão nos dias 13 e 17 dezembro.

Vale lembrar que Defensor e Peñarol já estão classificados para a fase de grupos da Taça Libertadores, independente do resultado dos dois ou mais confrontos que fizerem. Também estão no torneio continental o Nacional, que entrará na segunda fase, e Montevideo Wandereres, que começa a caminhada na primeira.



Prováveis escalações:.

Peñarol: Dawson; Corujo, Formiliano, Arias e Hernández; Rossi, Gargano, Cebolla Rodríguez e Estoyanoff; Maxi Rodríguez e Viatri. Técnico: Leonardo Ramos.

Defensor: Reyes; Maulella, Carrera e Lamas; Suárez, Cardacio, Benavídez, Cougo e Cabrera; Castro e Carneiro. Técnico: Eduardo Acevedo.

Árbitro: Esteban Osjotich, auxiliado por Miguel Nievas e Carlos Barreiro.

Estádio Centenário, em Montevidéu (Uruguai).