Topo

Último dia de jogos da fase de grupos da Champions terá definição de 4 vagas

05/12/2017 15h37

Redação Central, 5 dez (EFE).- Sete times disputarão lutarão nesta quarta-feira pelas últimas quatro vagas nas oitavas de final da Liga dos Campeões da Europa, no último dia de disputa da fase de grupos, em que Manchester City, Tottenham e Real Madrid entram classificados.

No grupo E da competição está a disputa mais aberta, entre o líder Liverpool, o segundo colocado Sevilla e o terceiro Spartak Moscou. Os dois primeiros da chave entram em campo precisando de um empate para carimbar passaporte para a próxima etapa.

Os 'Reds' receberão o time russo no estádio Anfield, jogando pela vitória para garantir o direito de decidir o duelo das oitavas em casa. A equipe do volante Fernando, e dos atacantes Pedro Rocha e Luiz Adriano, avançará caso consiga bater o rival direito, mesmo que aconteça um empate triplo.

O Liverpool, de Phillipe Coutinho e Roberto Firmino, está com nove pontos, enquanto o Spartak tem seis. Entre os dois está o Sevilla, com oito, que visitará nesta quarta-feira o Maribor. A equipe da Eslovênia, por sua vez, tem dois pontos e não tem chances, sequer, de alcançar o terceiro lugar e ir à Liga Europa.

No grupo F, o Manchester City entrará em campo apenas para tentar se manter com 100% de aproveitamento. A equipe comandada pelo técnico espanhol Josep Guardiola visitará o Shakhtar Donetsk, já com a primeira colocação assegurada por antecipação.

O time ucraniano, célebre pela presença de brasileiros, conta com Bernard, Taison e companhia para tentar, ao menos, marcar o ponto que garantiria lugar nas oitavas de final. Se perder e permanecer com nove pontos, terá que torcer por um tropeço do Napoli.

Os comandados por Maurizio Sarri, que contam com os meias Allan e Jorginho, além do goleiro reserva Rafael Cabral, visitarão o Feyenoord, que também não poderão alcançar sequer a participação na sequência da Liga Europa.

A situação do grupo G é bem parecida, com o Besiktas já com lugar garantindo nas oitavas e na condição de primeiro colocado, que dá a vantagem de, na próxima etapa, definir a série eliminatória dentro de seus domínios, com um rival que terá se classificado como vice-líder.

Nesta quarta-feira, o time turco, do meia Anderson Talisca e do lateral-esquerdo Adriano, visitará o RB Leipzig, que está em segundo na chave, com sete pontos, e entra em campo precisando fazer mais pontos que o Porto.

A equipe lusa está no segundo posto, também com sete pontos, mas leva vantagem sobre o concorrente pelo melhor desempenho nos confrontos diretos primeiro critério de desempate na competição. Os Dragões perderam na Alemanha por 3 a 2, e levaram a melhor em Portugal por 3 a 1.

O grupo H chega na rodada final com os dois primeiros colocados já definidos, sequer brigando pela liderança, já que o Tottenham tem 13, três a mais que o Real Madrid. Mesmo que for alcançado, o time inglês já garantiu a ponta por ter empatado o primeiro duelo em 1 a 1, e vencido o segundo por 3 a 1.

Assim, na última rodada, a única disputa em aberto na chave é pela terceira colocação, e o direito de participar da continuidade da Liga Europa. Borussia Dortmund e APOEL Nicósia chegam para a rodada final com os mesmos dois pontos e tendo empatado nas duas partidas que fizeram em 2 a 2.

Os aurinegros visitarão o Real Madrid tendo vantagem no saldo, que está em cinco gols negativo. Já o campeão cipriota encarará o Tottenham, no estádio de Wembley, precisando de goleada, se o concorrente vencer, já que tem saldo negativo de 12.