Topo

Wada apoia decisão do COI de excluir Rússia dos Jogos de Inverno de 2018

05/12/2017 21h15

Redação Central, 5 dez (EFE).- A Agência Mundial Antidoping (Wada) manifestou apoio à decisão do Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciada nesta terça-feira de suspender a Rússia com efeito imediato e excluí-la dos Jogos de Inverno do ano que vem, em PyeongChang, por doping de Estado.

"Acreditamos que a decisão do COI esta sustentada em informações suficientes para punir a Rússia por seu envolvimento em uma manipulação institucionalizada dos processos de exame antidoping antes, durante e depois dos Jogos Olímpicos de Sochi, em 2014", afirmou o presidente da Wada, Craig Reedie, através de um comunicado.

A decisão do COI não impedirá a participação de atletas russos nos Jogos de PyeongChang, em fevereiro, mas os que quiserem participar do evento terão de competir sob bandeira neutra e apenas depois de provarem que são limpos.

"A Agência também recebe com satisfação a decisão de estabelecer um painel que determinará os critérios para a inclusão dos atletas russos sob uma bandeira neutra. Deve-se demonstrar que estes atletas não estiveram envolvidos no esquema institucionalizado de doping. Estamos ansiosos para colaborar nesta tarefa", finalizou Reedie.