Topo

Cerro e Olimpia disputam título do Clausura em última rodada eletrizante

06/12/2017 13h11

Assunção, 6 dez (EFE).- Cerro Porteño e Olimpia definirão neste fim de semana o campeão do Torneio Clausura do Campeonato Paraguaio, em 22ª e última rodada fundamental para definição de vagas na Taça Libertadores, Copa Sul-Americana e também na luta contra o rebaixamento.

Curiosamente, em quase todas as disputas existe a possibilidade de disputa de jogo-extra, prática comum em competições sul-americanas, quando há empate em número de pontos ou na média, que define as duas equipes que descenderão nesta temporada.

Na briga pelo troféu, o Cerro Porteño tem a vantagem de poder empatar neste domingo com o Sol de América, em casa. A equipe, comandada pelo técnico colombiano Leonel Álvarez, está com 42 pontos, três na frente do arquirrival Olimpia.

O 'Decano', por sua vez, entrará em campo no mesmo dia, fora de casa, para enfrentar o Deportivo Capiatá. A equipe alvinegra tem obrigação de vitória, além de depender de um revés do 'Ciclón', para alcançar a igualdade em pontos.

Se essa situação acontecer, haverá final do Clausura do Paraguaio, em partida que acontecerá no estádio Defensores del Chaco. Em caso de empate durante os 90 minutos desta decisão, será necessária disputa de pênaltis.

O time que ficar com o título, garantirá vaga na fase de grupos da Taça Libertadores, fazendo companhia ao Libertad, campeão do Torneio Apertura, realizado no primeiro semestre.

Já a equipe que terminar como vice, também irá ao torneio continental, mas iniciará a participação na primeira fase - etapa que não tem participação de brasileiro, já em meados de janeiro.

O Guaraní, que fez a melhor campanha no acumulado dos torneios, mas não ergueu taça, também está na Libertadores. O 'Aborigen' foi vice do Apertura, garantiu o terceiro lugar do Clausura, e abre a rodada nesta quinta-feira, visitando o General Díaz.

Duas de quatro vagas do Paraguai também estão abertas, com o Deportivo Capiatá precisando de empate com o Olimpia para se classificar. Sportivo Luqueño, que visita o rebaixado Sportivo Trinidense, e o Nacional, que pega o Libertad, fora de casa, estão na briga.

Os dois concorrentes aparecem empatados com 47 pontos na tabela geral da temporada, que define os garantidos. Se a disputa permanecer assim, depois da última rodada, também será necessária a disputa de um jogo-extra.

Quem corre por fora é o Independiente de Campo Grande, com 46 pontos. O time, no entanto, também está na briga para escapar do rebaixamento e faz confronto direto com o Rubio Ñú. Quem vencer escapa da degola, mas, se houver empate, também haverá partida de desempate.

No Paraguai, a definição das duas equipes que descendem à segunda divisão é feita pela média de pontos dos últimos três anos. A única forma de os dois concorrentes nesta disputa ficarem iguais é se não houver ganhador no duelo.



Programação da 22ª rodada do Torneio Clausura do Campeonato Paraguaio:.



Quinta-feira.

General Díaz - Guaraní

Domingo.

Cerro Porteño - Sol de América.

Deportivo Capiatá - Olimpia.

Independente de Campo Grande -Rubio Ñu.

Sportivo Trinidense - Sportivo Luqueño.

Libertad - Nacional.