Topo

Ministro alemão comemora suspensão russa por doping

06/12/2017 11h53

Berlim, 6 dez (EFE).- O ministro do Interior da Alemanha, Thomas de Maizière, comemorou nesta quarta-feira a decisão do Comitê Olímpico Internacional (COI) de suspender o Comitê Olímpico Russo dos Jogos de Inverno de PyeongChang, em 2018, porque "quem usa de forma sistemática o doping não tem lugar na família olímpica".

Em declarações à imprensa em Berlim, De Maizière, responsável pela política de esporte alemã, também considerou "proporcional" que os atletas russos "limpos" possam competir sob bandeira neutra.

Na opinião do ministro, a bandeira olímpica transmite a mensagem de que "quem estiver limpo pode participar dos Jogos", mas "a fraude e o engano sistemático é preciso receber uma resposta sistemática".

Depois que o chamado Relatório Schmid confirmou a "infração sistemática das regras antidoping na Rússia", o COI adotou medidas na última terça-feira, em Lausanne, na Suíça.

"Foi decidido suspender o Comitê Olímpico Russo com efeitos imediatos, assim como convidar de maneira individual os atletas russos a competir nos Jogos de PyeongChang com o nome de 'Atletas Olímpicos da Rússia' e sob a bandeira olímpica", informou em comunicado.