Esporte

Porto bate Monaco mais uma vez e avança na Champions; Felipe é expulso

06/12/2017 20h22

Porto (Portugal), 6 dez (EFE).- O Porto voltou a vencer nesta quarta-feira com facilidade o Monaco, desta vez por 5 a 2, e carimbou o passe para as oitavas de final da Liga dos Campeões pelo grupo G, que teve como líder e também classificado o Besiktas, algoz do RB Leipzig na última rodada.

Os Dragões, que haviam superado o time do Principado por 3 a 0, fora de casa, no dia 26 de setembro, levaram a melhor hoje com dois gols do atacante camaronês Vincent Aboubakar, um do atacante argelino Yacine Brahimi, um do lateral-esquerdo Alex Telles, ex-Grêmio, e outro do atacante Tiquinho Soares, ex-América de Natal.

A nota negativa ficou para o zagueiro Felipe, do Porto, que, sob os olhares dos auxiliares de Tite na seleção brasileira Cléber Xavier e Matheus Bachi, foi expulso ao se envolver em empurra-empurra com o meia argelino Rachid Ghezzal, ainda na etapa inicial.

Com a vitória, o time lusitano chegou a dez pontos, ficando três à frente do RB Leipzig, que entrou na rodada derradeira com chances de classificação. O Besiktas também avançou às oitavas de final, na condição de líder.

O Monaco, por sua vez, após ser semifinalista na temporada passada, se despede da competição sem uma vitória sequer, com seis gols marcados e 16 sofridos. Com isso, o time nem mesmo passará para a Liga Europa, direito que cabe ao terceiro colocado, no caso, o atual vice-campeão alemão.

O jogo, que reuniu os finalistas da edição 2003/2004 da Liga dos Campeões, teve três brasileiros em campo no momento do apito inicial. O zagueiro Felipe e o lateral-esquerdo Alex Telles começaram pelo Porto, enquanto o zagueiro Jemerson iniciou pelo Monaco - que ainda teve o meia-atacante Marcos Lopes, nascido em Belém, no Pará, mas que vem optando por defender as seleções de base de Portugal, país da família da mãe.

Contra um adversário sem qualquer pretensão na competição e com muitos reservas, o Porto não teve qualquer trabalho para construir o placar. O primeiro gol saiu logo aos 9 minutos do primeiro tempo, anotado por Aboubakar, que recebeu bola na área, se antecipou a Benaglio e tocou para o fundo das redes.

A pressão dos Dragões seguiu intensa, em busca de confirmar a vaga o mais rapidamente possível. Aos 25, o responsável por abrir o placar tabelou com Brahimi e caiu na área, após contato com Glik. O árbitro sueco Jonas Eriksson, no entanto, não viu falta, gerando muito reclamação entre o time mandante.

Pouco depois, aos 33, Aboubakar apareceu mais uma vez, recebendo bola na esquerda, "dançando" diante do marcador e fuzilando para o gol, deixando o Porto ainda mais confortável na corrida pela classificação às oitavas de final.

Aos 38, após fazer falta em Ghezzal, Felipe se estranhou com o atacante do Monaco, trocou empurrões e tapas. Os dois jogadores acabaram recebendo o cartão vermelho, deixando as equipes com dez homens em campo.

As expulsões, no entanto, não mudaram o panorama da partida, que seguiu tranquila para o time português. Aos 45, Aboubakar resolveu atuar como garçom e serviu para Brahimi tocar na saída de Benaglio e anotar o terceiro.

O segundo tempo teve ritmo bem mais lento, e um Porto aguardando ansiosamente o apito final, para comemorar a vaga. Aos 15 minutos, a arbitragem marcou pênalti para o Monaco, em toque na mão de Marcano. Glik foi para a cobrança e descontou para os visitantes.

A resposta dos anfitriões foi rápida, resultando no quarto gol, aos 20 da etapa complementar. Alex Telles recebeu no lado esquerdo do campo, na entrada da área e bateu cruzado, sem dar chances para Benaglio defender.

Logo após o Porto mexer mais uma vez no placar, Falcao García, ex-jogador da equipe lusa, saiu do banco de reservas. Aos 33, o atacante mostrou oportunismo, completando cruzamento de Baldé, de cabeça, e fez o segundo do Monaco.

Outro jogador que entrou no decorrer da partida, Tiquinho Soares, substituto de Aboubakar, foi responsável por dar números finais ao duelo, aos 43 minutos, também em testada para o fundo das redes, após cruzamento do lateral-direito português Ricardo Pereira.

Na Alemanha, o Besiktas, que já havia confirmado a primeira posição da chave, se despediu da fase de grupos vencendo o RB Leipzig, equipe que precisava somar mais pontos que o Porto na rodada, para ficar com a vaga, por 2 a 1.

O atacante espanhol Alvaro Negredo, cobrando pênalti, colocou os visitantes na frente, logo aos 10 minutos do primeiro tempo. Já na reta final da partida, aos 37 da etapa final, o volante austríaco Stefan Ilsanker foi expulso, deixando os donos da casa com um a menos.

Apesar disso, aos 42, o meia guineense Naby Keita conseguiu deixar tudo igual na partida. Nos acréscimos do segundo tempo, no entanto, o campeão turco desempatou, quando Anderson Talisca, ex-Bahia e Benfica, balançou as redes.



Ficha técnica:.

Porto: José Sá; Ricardo Pereira, Felipe, Marcano e Alex Telles; Herrera, Danilo Pereira e André André (Reyes); Marega (Corona), Brahimi e Aboubakar (Tiquinho Soares). Técnico: Sérgio Conceição.

Monaco: Benaglio; Touré, Glik, Jemerson e Kongolo; Marcos Lopes, Meite, N'Doram e Ghezzal; Carrillo e Diakhaby. Técnico: Leonardo Jardim.

Árbitro: Jonas Eriksson (Suécia), auxiliado pelos compatriotas Mathias Klasenius e Daniel Wärnmark.

Gols: Aboubakar (2), Brahimi, Alex Telles e Tiquinho Soares (Porto); Glik e Falcao García (Monaco).

Cartão amarelo: André André (Porto).

Cartões vermelhos: Felipe (Porto) Ghezzal (Monaco)

Estádio do Dragão, no Porto (Portugal).

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo