Topo

Milan perde na Croácia pela Liga Europa e segue sem vencer com Gattuso

07/12/2017 17h57

Redação Central, 7 dez (EFE).- O Milan perdeu nesta quinta-feira para o Rijeka, na Croácia, por 2 a 0, pela última rodada do grupo D da Liga Europa, em que já estava classificado e segue sem conseguir vencer sob o comando do ex-volante italiano Gennaro Gattuso, que assimiu a equipe há dez dias.

Após empatar com o modesto Benevento, lanterna do Campeonato Italiano, então com zero ponto, em 2 a 2, sofrendo gol do goleiro Alberto Brignoli, aos 50 minutos do segundo tempo, os 'Rossoneros' sofreram revés que, ao menos, não custou a liderança da chave.

Fora de casa, a equipe italiana saiu atrás no placar logo aos 7 minutos do primeiro tempo, quando o atacante croata Jakov Puljic marcou, cobrando falta. Os anfitriões ampliaram aos 3 da etapa complementar, graças ao meia-atacante croata Mario Gavranovic.

Apesar da vitória, o Rijeka, que já estava previamente eliminado, se despede da competição. O Milan avançou na primeira colocação, com 11 pontos, três a frente do AEK Atenas, que empatou com o Áustria Viena em 0 a 0, fora de casa, em confronto direto, e avançou no segundo lugar.

Na última rodada do grupo B, brilhou o atacante Júnior Moraes, ex-Santos, que balançou as redes três vezes na vitória do Dínamo de Kiev, em casa, sobre o Partizan por 4 a 1. O meia-atacante ucraniano Mykola Morozyuk também balançou as redes para os anfitriões, e o meia sérvio Marko Jevtovic, cobrando pênalti, descontou.

Com o desempenho, o jogador, que também passou por Santo André e Ponte Preta, chegou a seis gols na competição, assumindo a artilharia da competição, ao lado do atacante português André Silva, do Milan, e do meia argentino Emiliano Rigoni, do Zenit São Petersburgo, que atuará mais tarde.

As duas equipes entraram em campo com presença já confirmada na fase 16 avos de final. Com a vitória, o time ucraniano confirmou a ponta, com 13 pontos, cinco a mais que o vice-líder. Em duelo de eliminados da chave, o Young Boys passou de virada pelo Skenderbeu, na Suíça, por 2 a 1.

No grupo C, o meia Wanderson, ex-Portuguesa, foi o herói da classificação do Ludogorets, ao marcar gol no empate com o eliminado Hoffenheim em 1 a 1, na Alemanha. O brasileiro marcou aos 17 da etapa final, igualando placar aberto pelo meia alemão Philipp Ochs, aos 25 do primeiro tempo.

A equipe búlgara precisava de um empate, para não depender do resultado do Istanbul Basaksehir, que acabou superando, em vão, na Turquia, o Braga por 2 a 1. O tento de honra da equipe portuguesa, que já entrou em campo garantida na próxima etapa, foi marcado pelo zagueiro Raul, ex-Atlético Paranaense e Figueirense.

No grupo A, o Astana venceu duelo direto com o Sparta Praga, na República Tcheca por 1 a 0, e conseguiu alcançar a segunda posição, avançando de fase. O gol isolado da partida foi marcado pelo zagueiro croata Marin Anicic, aos 38 minutos do primeiro tempo.

Já classificado e, de quebra, com a liderança garantida por antecipação, o Villarreal foi derrotado dentro de seus domínios pelo eliminado Maccabi Tel Aviv por 1 a 0. O artilheiro solitário da partida foi o atacante inglês Nick Blackman.

O grupo F era o único com duas vagas em aberto nos primeiros seis que tiveram jogos nesta tarde (hora de Brasília). O Lokomotiv Moscou garantiu a primeira posição ao vencer, fora de casa, o Fastav Zlin, da República Tcheca, por 2 a 0.

O Copenhague passou pelo Sheriff pelo mesmo placar, na Dinamarca, igualou o rival direto em pontos, levando a melhor pelo conjunto dos confrontos, já que havia empatado na Moldávia em 0 a 0. Hoje, a equipe visitante terminou com um homem a menos, devido a expulsão do meia-atacante brasileiro Jairo, ex-Botafogo e Internacional.

Na Itália, em duelo de classificados por antecipação no grupo E, a Atalanta venceu o Lyon por 1 a 0. O gol do jogo foi marcado pelo atacante italiano Andrea Petagna, aos 10 minutos do primeiro tempo. O resultado levou os donos da casa aos 14 pontos, três a mais que o time francês.

Pela mesma chave, o Everton se despediu da competição vencendo o Apollon Limassol, no Chipre, por 3 a 0. O destaque do jogo foi o atacante inglês Ademola Lookman, campeão mundial sub-20 neste ano, que balançou as redes duas vezes.